José da Gama Filgueiras Lima (Lelé)

Título Honorífico:
Doutor Honoris Causa
Unidade Proponente:
Ano:
Data da Aprovação:
29/01/2003
Reitorado:
Naomar de Almeida Filho
Biografia:

José da Gama Filgueiras Lima (Lelé)

(Rio de Janeiro, 10 de janeiro de 1932 - Salvador, 21 de maio de 2014)

Apesar de ter nascido, crescido e se formado no Rio de Janeiro, passou a maior parte da vida adulta em Brasília e em Salvador. Formou-se arquiteto pela Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ), em 1955 e sob influência de Oscar Niemeyer e Nauro Esteves, mudou-se para Brasília ainda recém-formado, em 1957, ano em que foi iniciada a implantação do plano piloto de Lucio Costa. Neste período, construiu, projetou e colaborou com Oscar Niemeyer na construção da cidade. Trabalhou na Universidade de Brasília de 1962 a 1965, quando pediu demissão junto com 209 professores e servidores, em protesto contra a repressão na universidade. A necessidade de racionalização na construção de Brasília, despertou em Lelé o interesse na tecnologia de racionalização do uso do concreto armado, levando-o ao leste europeu para conhecer as tecnologias de construções pré-fabricadas aplicadas em países como União Soviética, Tchecoslováquia e Polônia, em meados da década de 1960.

A obra arquitetônica de Lelé caracteriza-se especialmente pela busca da racionalização e da industrialização da arquitetura. Durante sua trajetória chegou a propor métodos e processos de pré-fabricação de elementos construtivos inéditos no país, sendo inclusive dono de uma fábrica de pré-fabricados (a qual não mais existe). A forma como a argamassa armada, em especial, e o aço foram explorados em sua obra também é fato revelador de tal preocupação.

Lelé atuou como diretor do Centro de Tecnologia da Rede Sarah (CTRS), onde desenvolveu os projetos e a execução dos novos hospitais da rede. Trabalhando para a CTRS, também desenvolveu projetos de mobiliário hospitalar, entre os quais destaca-se uma cama-maca móvel utilizada bastante pelos hospitais da rede. Com a CTRS, trabalhou ainda na construção de sedes do Tribunal de Contas da União em diversas cidades, como Salvador, Aracaju, Cuiabá, Teresina, Natal, Rio Grande do Norte, Vitória e Belo Horizonte.  Em muitas de suas obras verificam-se painéis e outras obras do artista plástico Athos Bulcão, com quem Lelé estabeleceu uma parceria criativa durante bastante tempo.

Além dos hospitais de  Rede Sarah, destacam-se também em sua obra os projetos do Palácio Tomé de Sousa, sede provisória da Prefeitura de Salvador (a qual, apesar de ter sido construída na década de 1980 é usada até hoje), o Centro Administrativo da Bahia e de várias passarelas de Salvador.  Muitas das obras desenvolvidas pela prefeitura de Salvador nos anos de 1979-81 e 1986-88 saíram de sua prancheta, uma vez que Lelé se tornou uma espécie de arquiteto oficial da cidade nas gestões do prefeito Mário Kertész. Nesses dois períodos, desenvolveu um conjunto extenso de obras de infraestrutura urbana (micro e macrodrenagem, acessibilidade etc), mobiliário urbano, equipamentos públicos, entre outros, elaborados no Escritório de Projetos da prefeitura e produzidos nas fábricas públicas da RENURB e da FAEC.

Foi reintegrado à Universidade de Brasília em 1990, quando se aposentou.

Em 2003 recebeu o título de doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Bahia.

Na cidade do Rio de Janeiro, no bairro do Riachuelo, existe uma rua residencial com seu nome.

Em 21 de maio de 2014 faleceu vítima de complicações de câncer de próstata, aos 82 anos, em Salvador

Principais projetos

• 2009 - Memorial Darcy Ribeiro/Beijódromo da UnB
  • 1997 - Tribunak Regional Eleitoral da Bahia
  • 1997 - Sede do TCU de Sergipe, Minas Gerais, Alagoas, Piauí e Mato Grosso
  • 1996 - Hospital do Aparelho Locomotor Sarah Kubitschek de Natal (Rio Grande do Norte)
  • 1995 - Sede do Tribunal de Contas da União (TCU) da Bahia
  • 1995 - Hospital do Aparelho Locomotor Sarah Kubitschek de Recife (Pernambuco)
  • 1993 - Hospital do Aparelho Locomotor Sarah Kubitschek de Belo Horizonte (Minas Gerais)
  • 1991 - Hospital do Aparelho Locomotor Sarah Kubitschek de Fortaleza (Ceará)
  • 1990 - Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, um programa nacional do governo brasileiro.
  • 1988 - Recuperação do Centro Histórico de Salvador, Bahia.
  • 1988 - Hospital do Aparelho Locomotor Sarah Kubitschek de Salvador, Curitiba e São Luís do Maranhão
  • 1986 - Mercado Municipal de Paripe, Bahia
  • 1986 - Palácio Tomé de Sousa, sede da Prefeitura de Salvador, Bahia
  • 1986 - Presídio de Segurança Máxima do Rio de Janeiro