Caminhos de convergência socioecológica: saberes, projeto e prática

O desenho da paisagem urbana como ofício do arquiteto-urbanista-paisagista necessita incorporar outras visões sobre a cidade. Nesse sentido, esta ACCS se propõe a integrar visões outras que perpassam o campo social, ambiental e das singularidades individuais e coletivas. De forma prática, convida a criar posturas, acordos e ações, com vistas a formação de uma comunidade de prática com os integrantes da disciplina para a interação de conhecimentos de forma recíproca e coordenada, construindo caminhos de convergência socioecológica. A disciplina volta-se para as comunidades interna e externa à UFBA, enquanto compromisso social na troca de conhecimentos, possibilitando o retorno da universidade pública à sociedade, por meio da aproximação dos estudantes às demandas de comunidades locais de bairros populares que lidam com vulnerabilidades sociais e ambientais persistentes. Serão oferecidas atividades comuns no formato de oficinas integrativas que visam identificar talentos, despertar potencialidades latentes, fortalecer a cidadania, a inovação e a produção do conhecimento que subsidiam projetos de arquitetura-urbanismo-paisagismo. As atividades em campo incluem a participação dos estudantes e membros da comunidade local, principalmente, jovens em situação de vulnerabilidade social, vinculados a projetos sociais existentes e previamente acordados, a exemplo da ACOPAMEC na comunidade de Mata Escura. O enfoque no projeto participativo conduz ao necessário envolvimento dos integrantes das oficinas na realização das atividades previstas. Para tanto, são previstas as linguagens gráficas e sensoriais facilitadoras da comunicação inclusiva no âmbito das metodologias integrativas, o que possibilita a inclusão social a partir da valorização das singularidades individuais e coletivas para o alcance das dimensões sociais e ambientais. A inovação da disciplina está na aplicação de técnicas que despertam as potencialidades da natureza humana e incorporam o sujeito como agente de transformação, a exemplo das Rodas de Diálogo, da Escuta Ativa, da Comunicação Assertiva e dos Movimentos Sistêmicos, apresentados por colaboradores à disciplina.

Heliana Faria Mettig Rocha
Quantidade de Alunos Matriculados:
Código:
ARQB32