Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) +

Objetivos: 

 

a) Incentivar a formação de professores de Artes (Artes Visuais/Música/Dança) para o contexto da educação básica;

b) Proporcionar aos futuros professores de Artes Visuais, Dança e Música experiências metodológicas e práticas docentes, artístico-pedagógicas e de pesquisa, articulando o ensino das artes com a realidade da Escola Pública;

c) Contribuir para o fortalecimento das Licenciaturas em Artes Visuais/Música/Dança e da articulação desses Cursos e o ensino nas redes públicas municipal e estadual de Educação Básica.

 

Coordenador(es) da Área: 
Amélia Vitoria de Souza Conrado
Jailson César Borges dos Santos
Flávia Maria Chiara Candusso
Escola(s): 
Colégio Estadual Democrático Bertholdo Cirilo dos Reis
Colégio Estadual Thales de Azevedo
Escola Municipal Metodista Susana Wesley
Escola Municipal do Parque São Cristovão Professor João Fernandes da Cunha
Escola Municipal Governador Roberto Santos
Escola Municipal João XXIII
Supervisor(es): 
André Chaves Santos
Gilson José Meireles de Oliveira
Rita de Cássia Macedo Souza
Rita de Cássia Nascimento Rodrigues
Sônia Maria Passos Moraes Evangelista
Etapa(s) do ensino: 
  • Ensino Fundamental II e Ensino Médio;
  • Curso Técnico Integrado na Modalidade EJA (Educação Profissional de Nível Médio)
  • EJA - Ensino Médio
Número de Bolsistas UFBA: 
60
Objetivos: 

 

Instigar a formação de docentes de Filosofia para a educação básica,  visando  contribuir  para  a  valorização  do  exercício  do magistério  com  a  promoção  da  qualidade  da  formação  de  professores  nos  cursos  de  Filosofia  e  ciências  humanas; 

 

-  Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura em Filosofia, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;

 

 -  Favorecer a  inserção  dos  licenciandos  em  filosofia  no  cotidiano  de  escolas  da  rede  pública  de educação,  proporcionando-lhes  oportunidades  de  criação  e  participação  em  experiências  metodológicas,  tecnológicas  e práticas  docentes  de  caráter  inovador  e  interdisciplinar  que  busquem  a  superação  de  problemas  identificados  no  processo  de ensino-aprendizagem; 

 

-  motivar  escolas  públicas  de  educação  básica,  mobilizando  seus  professores  como  formadores  dos futuros  docentes  e  tornando-as  protagonistas  nos  processos  de  formação  inicial  para  o  magistério; 

 

-  contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas no curso de filosofia; 

 

-  Conceber a  atividade  docente  da  filosofia  como  uma  “Oficina  de  Conceitos”,  isto  é,  como  uma  prática  de manipulação  e  uso  de  conceitos  clássicos  já  existentes,  mas  também  como  um  instigar  para  a  construção  de  novos  conceitos, conforme  se  chegue  a  novas  formulações  de  problemas  (antigos  ou  novos)  acerca  da  racionalidade  humana;

 

 -  Auxiliar no entendimento  de  obras  de  pensamento  e  obras  de  arte,  pois  a  filosofia  pode  investigar  a  racionalidade  das  ações  humanas  e seus  valores  éticos  e  políticos,  dentro  de  situações  concretas  vividas;  e  pode  ser  muito  útil  nos  debates  epistemológicos  em torno das ciências e, sobretudo, na consciência dos limites lógicos e éticos de suas aplicações;

 

- Estabelecer a inserção de alunos do Curso de Filosofia como Monitores em Escolas Públicas do ensino médio da cidade de Salvador, de modo que eles possam desenvolver as seguintes  atividades:  (a)  Dar  apoio  às  aulas  e  atividades  desenvolvidas  pelos  professores  das  Escolas;  (b) Elaborar  e  executar  projetos  que  desenvolvam  conteúdos  curriculares;  (c)  Investigar  novos  métodos,  estratégias  discursivas  e materiais para  transmissão dos  conteúdos.

 

 

Coordenador(es) da Área: 
Genildo Ferreira da Silva
Escola(s): 
Colégio Estadual Barros Barreto
Colégio Estadual Professora Noêmia Rego
Colégio Estadual Rotary
Colégio Estadual Senhor do Bonfim
Supervisor(es): 
Gladys Parish Seixas
Manoel Pereira Lima Junior
Sofia Elizabete Alves de Santana
Etapa(s) do ensino: 
  • Ensino Médio - 2ª Série
  • Ensino Médio - 3ª Série
  • Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 1ª Série
  • Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 2ª Série
  • Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 4ª Série
  • Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 3ª Série
  • EJA - Ensino Fundamental - Anos Finais
  • EJA - Ensino Médio
  • Curso Técnico Integrado na Modalidade EJA (EJA integrada à Educação Profissional de Nível Médio)
  • Ensino Fundamental de 8 anos - 8ª Série
  • Ensino Fundamental de 8 anos - 7ª Série
  • Ensino Fundamental de 8 anos - 6ª Série
  • Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano
  • Ensino Médio - 1ª Série

 

Número de Bolsistas UFBA: 
24
Curso(s) UFBA: 
Objetivos: 

 

Observamos a necessidade de mudanças das práticas educacionais em busca de superar uma concepção tradicional de História, pois não perdemos de vista que História é vida, dinâmica, elaborada pelos sujeitos em determinadas circunstâncias históricas e temporais. Assim, o subprojeto PIBID- História pretende resgatar o prazer de se compreender a história a partir da vivência cotidiana, tendo em vista o acesso a novas tecnologias e a ampliação do universo de informações, possibilitando aos cidadãos contato mais interativo com o conhecimento histórico e, de forma particular, com os processos de perlaboração da memória, seja individual ou coletiva, que confere sentimentos, emoções aos acontecimentos.

 

Conhecer o passado para transformar o presente constitui o mote dessa investigação sobre direitos humanos no campo escolar. Apostamos na proposta de uma Históriaproblema como ponto de partida para uma pesquisa-ação articulada com o Programa Institucional de Iniciação à Docência, PIBID, financiado pela CAPES. Os estudantes de graduação de História, bolsistas do projeto, atuarão junto aos estudantes, professores, entre outros, problematizando a relação entre história e memória na afirmação e reflexão crítica dos direitos humanos no ambiente escolar. A pesquisa pretende reconhecer o percurso de construção do trabalho docente desenvolvido pelos bolsistas; analisar seu processo de iniciação à docência, bem como a receptividade dos temas desenvolvidos, relacionando ensino de história e direitos humanos, no largo entendimento e difusão das diferentes perspectivas da comunidade escolar.

 

Dentre os objetivos está o de inserir os licenciados no cotidiano de escolas da rede pública de educação, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. Com o PIBID, pretendemos incentivar a formação de professores para que eles produzam intervenções e estudem sua prática, acreditando que, pelo conhecimento da educação seja possível elevar a qualidade da escola pública. O Programa descortina-se como oportunidade para desenvolver com os licenciados experiências metodológicas, para a superação de problemas identificados no processo educativo. Garante financeiramente o tempo de vivência no ambiente de ensino médio e de convivência com os professore regentes, que serão co-formadores.

 

A equipe pretende atuar no Ensino Médio, não anulando a participação dos estudantes em outras séries nos projetos e oficinas do PIBID, inclusive com incentivo a interdisciplinaridade através dos docentes das escolas e dos pibidianos de outras áreas do conhecimento (Geografia, Sociologia, Língua Portuguesa, Filosofia, etc). Com isso, todos os docentes e discentes serão atendidos e motivados a participarem dos eventos culturais de abrangência comunitária.

 

A meta desse subprojeto é dar maior visibilidade ao programa, assumindo o desafio de alterar o foco quando necessário, para garantir atendimento a um público cada vez mais diversificado, mantendo a empolgação e a criatividade em suas atividades pedagógicas. Assim, pretendemos

construir um trabalho coletivo e colaborativo para desenvolvimento de projetos de pesquisa-ensinoaprendizagem, utilizando a Teoria e Metodologia do Ensino de História, História Contemporânea e do Brasil Contemporâneo, para mudar um pedaço da realidade.

 

Pesquisamos e adotamos o documento Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH como política pública a ser compreendida, para difundir os direitos humanos no Brasil, compreendendo tensas e complexas relações entre Políticas de Memória e de Estado. O PNDH obedece a cinco princípios básicos e reconhece a indissociabilidade dos direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais, individuais e coletivos, o PNDH procura definir propostas para proteção de todos os direitos humanos.

 

Coordenador(es) da Área: 
Lucileide Costa Cardoso
Escola(s): 
Colégio Estadual Governador Lomanto Junior
Colégio Estadual Odorico Tavares
Colégio Estadual Professora Maria Bernadete Brandão
Supervisor(es): 
Antônia Reis Barbosa
Elizabeth de Jesus da Silva
Luciana Moreira Costa
Etapa(s) do ensino: 
  • Ensino Fundamental II
  • Ensino Médio
  • EJA - Ensino Fundamental - Anos Finais
  • Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado)
  • Curso Técnico Integrado na Modalidade EJA (EJA integrada à Educação Profissional de Nível Médio)
  • EJA - Ensino Médio
Número de Bolsistas UFBA: 
24
Curso(s) UFBA: 
Objetivos: 

 

O ensino da leitura e produção textual constitui objetivo central do subprojeto Letras Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para o aprimoramento da formação de seus graduandos. Para tanto, firma-se como base de suas práticas as abordagens discursivas e críticas da linguagem, em estreito diálogo com as diretrizes político-educacionais atuais para a Educação Básica.  

 

Consubstancia essa perspectiva de trabalho, a funcionalidade da linguagem meio aos contextos constitutivos dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 1992), estes afetados sobremaneira pelas novas tecnologias e a diversidade cultural e linguística. Sob a perspectiva bakhtiniana (1992), os gêneros do discurso refletem as práticas de linguagens indissociáveis da funcionalidade e situacionalidade discursivas, compreensão esta importante ao fazer docente contemporâneo no campo das linguagens.  

 

Em vistas a esse propósito, a assunção da noção de discurso enquanto prática social (FAIRCLOUGH, 2001) é essencial para as intervenções no seio de um sistema institucional marcado por dissimetrias de diferentes naturezas, como desvelam-se os espaços educacionais. Os discursos, posto isto, materializam as representações enquanto modos de entendimento e significações de uma realidade compartilhada, descortinando os processos de funcionamento das relações de poder na sociedade, seja na sua manutenção ou atualizações, e possibilitando ações e reações ressignificadoras e transformadoras dessas realidades (VAN DIJK, 2008).

 

 

De modo análogo, é essencial compreender a perspectiva dos multiletramentos para uma prática funcional no trato das linguagens contemporâneas, instituídas pelas mídias e seus diferentes espaços de circulação e constituição (ROJO; MOURA, 2012). Contribuições estas inegáveis para uma formação identitáriaprofissional mais responsiva às demandas educacionais atuais no ensino da língua portuguesa e propensa às articulações funcionais entre teoria e prática para o melhoramento das práticas de leitura e produções textuais no seio educacional.  O que certamente se potencializa no estreitamento das práticas entre a universidade e a escola, sobretudo pelo entendimento de ser na articulação desses fazeres, conhecimentos e ações que mudanças significativas ganham corporeidade e força, contribuindo sensivelmente para melhorias nos índices de qualidade educacional. Daí, o acompanhamento, reflexões e ponderações sobre os resultados alcançados por esse trabalho serem uma responsabilidade conjunta entre as coordenações do programa, supervisores e a comunidade escolar, ressaltando, claro, as especificidades de cada uma dessas instâncias.

 

Em vistas ao objetivo geral deste projeto, os seguintes objetivos específicos serão considerados:

 

i. Integrar o graduando às práticas escolares de ensino da leitura e produções textuais e das práticas a serem promovidas pelo subprojeto;

ii. Promover práticas acadêmicas em vistas à construção de conhecimentos relativos ao ensino da leitura e da língua escrita sob perspectivas críticas da linguagem;

iii. Proporcionar ao graduando práticas que favoreçam a formação identitária-profissional crítica;

iv. Proporcionar condições para que os/as graduandos/as desenvolvam experiências relativas ao ensino da leitura e da produção textual nos diferentes espaços constitutivos da escola e em gêneros multissemióticos e multimidiáticos;

v. Auxiliar os/as professores/as de português/supervisor(a) no desenvolvimento de projetos colaborativos com os/as graduandos/as que contribuam para a formação crítica de leitores e escritores.

 

Coordenador(es) da Área: 
LavÍnia Neves dos Santos Mattos
Escola(s): 
Colégio Estadual Almirante Barroso
Escola de 1º grau Jesus Cristo
Escola Municipal Alfredo Amorim
Supervisor(es): 
Bruna Vasconcelos de Santana
Gérsica Alves Sanches
Mirela Gonçalves Conceição
Etapa(s) do ensino: 
  • EJA - Ensino Fundamental - Anos Finais
  • EJA - Ensino Fundamental - Projovem Urbano
  • EJA - Ensino Médio
  • Ensino Fundamental de 8 anos - 6ª Série
  • Ensino Fundamental de 8 anos - 7ª Série
  • Ensino Fundamental de 8 anos - 8ª Série
  • Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano
  • Ensino Médio - 1ª Série
  • Ensino Médio - 2ª Série
  • Ensino Médio - 3ª Série
Número de Bolsistas UFBA: 
27
Unidade(s): 
Objetivos: 

 

O objetivo principal do Programa  Institucional de Bolsa  Iniciação à Docência da área de Sociologia da Universidade Federal da Bahia  é  empreender  um  esforço de  valorização  da  licenciatura,  bem  como  estabelecer  diálogo  com  a  comunidade  escolar.

 

Espera-se  com  esta  experiência  de  aproximação  do  Ensino  Médio  e  Superior  melhorar  a  qualidade  do  profissional  docente, estimulando-o  a  conduzir  pesquisas  sobre  o  ensino  na  cidade  de  Salvador,  para  que  sejam  produzidos  materiais  didáticos.

 

Também  objetiva  oferecer  vivências  inovadoras  para  os  estudantes  dos  dois  níveis  de  ensino  envolvidos,  quais  sejam,  a licenciatura  em Ciências  Sociais  e o Ensino Médio.

 

Coordenador(es) da Área: 
Nubia Bento Rodrigues
Escola(s): 
Colégio da Polícia Militar - Unidade I CPM Dendezeiros
Colégio Estadual Alberto Santos Dumont
Colégio Estadual Odorico Tavares
Supervisor(es): 
Maria Madalena dos Santos
Nádia de Jesus Menezes
Teotonilia Maria Batista da Silva
Etapa(s) do ensino: 
  • Ensino Fundamental II
  • Ensino Médio

 

Número de Bolsistas UFBA: 
24
Curso(s) UFBA: