Programa de Residência Pedagógica (PRP) +

Objetivos: 

 

Os objetivos a seguir contemplarão a grande área de Arte, a partir de suas linguagens específicas: Dança, Desenho e Plástica (Artes Visuais) e Teatro, articuladas aos Projetos Pedagógicos de cada um dos Cursos de Licenciatura das respectivas Escolas da UFBA (Dança, EBA e Teatro).

 

Objetivo Geral

Aperfeiçoar a formação dos discentes (estudantes/residentes), a partir do desenvolvimento de atividades artístico-educativas, em contextos da Educação Superior e Básica, fortalecendo o campo da prática e do exercício dos seguintes princípios:

  • indissociabilidade entre a teoria e a prática no estímulo a experiências que favoreçam a construção de conhecimentos contextualizados;
  • exploração de espaços de aprendizado nas escolas que convoquem a relação do corpo com a cultura, como campo de estímulo ao desenvolvimento de processos artístico-educativos;
  • fomento a processos interdisciplinares no campo da arte e da educação na perspectiva da complexidade e complementariedade;
  • investigação e sistematização de processos artístico-educativos, como base para avaliação de transformações vivenciadas por crianças e jovens, público prioritário do subprojeto;
  • e a pesquisa como eixo fundante, atrelado à formação inicial e em exercício de professores.

 

Objetivos Específicos

Dança: 

1) Desenvolver e sistematizar experiências artístico-educativas em Dança como processos de aprendizagem, possibilitando a experimentação artística como oportunidade de desenvolvimento das seis dimensões do conhecimento sugeridas pela BNCC: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão; 

2) Desenvolver práticas colaborativas em Dança como possibilidade do fortalecimento de redes de aprendizagem entre os sujeitos envolvidos no processo pedagógico - professores, estudantes, coordenadores e diretores, favorecendo a cooperação e retroalimentação entre instituições públicas - escolas municipais, escolas estaduais e a UFBA; 

3) Contribuir para uma formação cidadã com base em princípios estéticos e éticos na Educação Básica das Redes Públicas.

 

Desenho e Plástica (Ates Visuais):

4) Desenvolver temas específicos de Desenho e Plástica, pensando as Artes Visuais como produção histórica e cultura humana; 

5)  Ampliar a compreensão sobre produtos artísticos diversos e culturais, nos diferentes tempos históricos; 

6) Conhecer a arte em diversas culturas para ampliar os limites escolares e criar possibilidades de interação artística e de produção cultural; 

7) Perceber a importância da arte para o desenvolvimento integral: físico e emocional dos estudantes e experimentar teorias e práticas de arte e educação;

8) Expressar ideias, emoções, sensações e comunicar-se a parti r do Desenho e Plástica e das visual idades, articulando a percepção, a imaginação, a memória, a sensibilidade e a reflexão, observando ainda o próprio percurso de criação e suas conexões. 

 

Teatro (ênfase na reflexão sobre a escravidão, visando atender à demanda presente na sociedade brasileira)  

9) Promover experiências pedagógicas comprometido com conhecimentos sobre as relações raciais e as questões da história e da cultura afro-brasileira, como consta na Lei 11.645; 

10) Proporcionar uma formação mais consolidada no campo das questões étnico-raciais e uma formação concentrada na crítica e na formação estética de crianças e jovens, tendo como foco a discussão e emancipação do racismo na escola e seu meio; 

11) Despertar o interesse em conhecimentos e saberes identitários, estético-corpóreos afro-referenciados presentes no meio social da escola; 

12)  Analisar a aplicação da Lei 11.645 e elaborar ou atuar em projetos envolvendo a comunidade escolar.

Docente(s) Orientador(es): 
Ana Elisabeth Simões Brandão
Alexandra Gouvêa Dumas
Urânia Auxiliadora Santos Maia de Oliveira
Escola(s): 
Colégio Estadual Raphael Serravalle
Escola Municipal Batista Vasco da Gama
Escola Municipal José Calazans Brandão da Silva
Escola Municipal Olga Figueiredo de Azevedo
Escola Municipal Osvaldo Gordilho
Escola Municipal Teodoro Sampaio
Escola Municipal Zulmira Torres
Preceptor(es): 
Antônio Ferreira de Souza Filho
Claudio Rejane Alves dos Anjos
Elizabeth Lagonegro
Izaíra Madalena Mota Benício de Souza
Jorge Luís Andrade Borges
Juliana Fernandez Castro
Patrícia Maria Barbosa Cintra Cerqueira
Renilza Machado Ramos
Rita de Cassia Fabris Leone
Etapa(s) do ensino: 

• Educação Infantil - Pré-escola • Ensino Fundamental de 9 anos - 1º Ano • Ensino Fundamental de 9 anos - 2º Ano • Ensino Fundamental de 9 anos - 9º Ano • EJA - Ensino Fundamental - Anos Finais • EJA - Ensino Fundamental - Anos Iniciais • Ensino Fundamental de 9 anos - 4º Ano • Ensino Fundamental de 9 anos - 5º Ano • Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano • Ensino Fundamental de 9 anos - 7º Ano • Ensino Fundamental de 9 anos - 8º Ano • Ensino Fundamental de 9 anos - Correção de Fluxo

Número de Bolsistas UFBA: 
72
Objetivos: 

 

Este subprojeto  entende  que,  mais  do  que  nunca,  a  formação  docente  em  filosofia  precisa  instituir uma práxis pedagógica  que, efetivamente, possa  recuperar as perdas históricas e  inovar os  métodos  de  aprendizagem  da  filosofia  nas  escolas  públicas.  É  um grande desafio superar o retrocesso que a formação educacional  das humanidades sofreu quando, pela implantação da lei  5.692 de Diretrizes  e  Bases,  em  1971,  a  Filosofia  e  a  Sociologia  foram  substituídas  pelas  disciplinas  EMC  (Educação Moral e Cívica)  e OSPB (Organização Social  e Política do Brasil); no momento histórico atual , a retirada das disciplinas de Filosofia e Sociologia como componentes obrigatórios do currículo escolar faz novamente a educação brasileira retroceder.

 

A participação da Filosofia no projeto institucional da Residência Pedagógica nos parece  extremamente  propícia,  pois, de um lado, o  campo  de  trabalho  dos  licenciados nessa área será necessariamente ampliado; e, de outro lado, a carência, já existente, de profissionais especificamente formados na área, atingirá índices preocupantes.  O ensino e o aprendizado de filosofia no Brasil precisa ser cultivado, ampliado e melhorado, e a boa formação de  profissionais  na  área  pode  vir  a  cumprir  um  papel   importante  na  elaboração  de  planos  de  ações  pedagógicas interdisciplinares, tão valorizadas em nossos dias. Por outro lado, é também um desafio enfrentar o abismo entre o grande aumento de massa crítica sofisticada, de publicações e de eventos na área da  filosofia universitária  (que assistimos,  com  satisfação, no que concerne  especificamente  à  UFBA),  e  a  prática  pedagógica,  ainda  altamente  difundida,  do  ensino  de  Filosofia,  pela  mera  repetição automática  de  manuais  superados.

 

Trata-se de conceber a atividade  docente  da  filosofia  como  uma  “Oficina  de  Conceitos”,  isto  é, como uma prática de manipulação e uso de conceitos clássicos já existentes, mas, para usar o conceito famoso de Gilles Deleuze, também como um instigar para a construção de novos conceitos, conforme se chegue a novas formulações de problemas (antigos ou  novos)  acerca  da  racional idade  humana. A Filosofia  auxilia  a  entender  obras  de  pensamento  e  obras  de  arte;  ela  pode  investigar a  racionalidade  das  ações  humanas  e  seus  valores  éticos  e  políticos,  dentro  de  situações  concretas  vividas;  e  pode  ser  muito  útil nos debates epistemológicos em torno das ciências e, sobretudo, na consciência dos limites lógicos e éticos de suas aplicações.

 

O ensino  de  Filosofia  deve  se  pautar  pela  investigação  dos  conceitos  e  dos  problemas  filosóficos  concernentes  à  racionalidade humana,  mas  essa  investigação  só  tem  sentido  na  medida  em  que  puder  propiciar  ao  aluno  a  capacidade  de  formular,  por  ele mesmo,  esses  conceitos  e  esses  problemas,  a  partir  de  suas  experiências  e  leituras.  Quer adote uma  postura  teórica  sistemática, quer  adote  uma  postura  mais  histórica,  o  professor  de  Filosofia  nunca  deve  tomar  um  conceito  filosófico  como  algo  pronto  e acabado: mesmo que se parta de uma definição dada por um filósofo ou obra específica, outros aspectos, propriedades ou funções dos conceitos em questão deverão poder ser encontrados, em sua aplicação a situações concretas e determinadas. A oferta desta instrumentalização, de ordem intelectual, tem por fim a instauração de um espírito crítico.

 

O residente deve ser capaz de justificar, a partir  de  critérios,  sejam  eles  éticos,  epistêmicos  ou  estéticos,  suas  ações  no  mundo;  ou  ainda,  é  necessário  e  urgente,  em  nossa sociedade,  a  instrução  que  auxilia na reflexão  que  demonstra  o  porquê  de  uma  ação  ser  preferida  em  detrimento  de  outra.  Desse modo, o que aparece  em  um  primeiro  momento  como  um  elemento  puramente  intelectual   tem  seu  reflexo  na  ordem  diária  da  vida em comunidade. O âmbito da ação e o da intelecção, quando pensados de modo justificados, não se separam.

 

Docente(s) Orientador(es): 
Gislene Vale dos Santos
Escola(s): 
Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes
Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas
Colégio Estadual Odorico Tavares
Preceptor(es): 
Antônio Santos Costa
Carlos Magno Pessoa
João Belmiro Cedraz Lopes
Etapa(s) do ensino: 

• Ensino Médio - 2ª Série • Ensino Médio - 3ª Série • Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 2ª Série • Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 3ª Série • Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 1ª Série • Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 4ª Série • EJA - Ensino Médio • Curso Técnico Integrado na Modalidade EJA (EJA integrada à Educação Profissional de Nível Médio) • Ensino Médio - 1ª Série

Número de Bolsistas UFBA: 
24
Curso(s) UFBA: 
Objetivos: 

 

Objetivo Geral

-  Atuar  na  formação  inicial   do  licenciando  e  na  formação  em  exercício  dos  professores  da  educação básica  de  maneira  dialógica  e  colaborativa,  tomando  a  prática  como  eixo  orientador  e  problematizando  o  cotidiano  escolar.

 

 

Objetivos Específicos

- Partir do aprendizado histórico  para  entender  as  diversas  experiências  do  passado  humano,  aumentando  a competência  de  interpretação  histórica. 

-  Detectar as dificuldades existentes no processo  ensino-aprendizagem  e  desenvolver,  de forma  colaborativa,  práticas  educacionais  visando  a  melhoria  do  desempenho  dos  alunos; 

-  Elaborar e  executar  sequências didáticas,  planos  de  aula,  avaliações  e  outras  ações  pedagógicas  de  ensino  e  aprendizagem  a  partir  das  competências,  unidades temáticas  e  objetos  de  estudo  previstos  na  BNCC,  considerando  um  ensino  de  história  crítico  da  real idade  e  formador  do pensamento  autônomo; 

-  Priorizar o  domínio  do  conhecimento  das  ações  pedagógicas  que  permitem  transformar  os  objetos  de estudo em objetos de ensino e de aprendizagem;

- Articular o ensino e a pesquisa como orientação da formação profissional.

 

Docente(s) Orientador(es): 
Alex Andrade Costa
Maria Inês Correa Marques
Escola(s): 
Colégio Estadual Manoel Devoto
Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas
Colégio Estadual Úrsula Catharino
Preceptor(es): 
Ana Lúcia Carneiro Guedes
João Augusto Lima de Oliveira
Márcia de Oliveira Bomfim
Márcia Gabriela de Aguiar Barreto
Maria Isabel Pires da Cruz
Raimunda Lúcia Silva Bélens
Etapa(s) do ensino: 

• Ensino Fundamental de 8 anos - 6ª Série • Ensino Fundamental de 8 anos - 7ª Série • Ensino Fundamental de 8 anos - 8ª Série • Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano • Ensino Médio - 1ª Série • Ensino Médio - 2ª Série • Ensino Médio - 3ª Série

Número de Bolsistas UFBA: 
48
Curso(s) UFBA: 
Objetivos: 

 

O subprojeto  em  Língua  Portuguesa  priorizará  o  aprimoramento  da  formação  de  licenciandos  enquanto  pesquisadores  de  sua prática, com o intuito de melhor prepará-los para a tarefa de formar leitores e autores críticos e autônomos, capazes de interagir com e de produzir  textos  escritos,  orais  e  multissemióticos  que  dialoguem  com  discursos  que  circulam  pela  sociedade  brasileira contemporânea  acerca  de  questões  étnico-raciais,  sociais,  de  gênero  e  sexual idades.  Leitores  e  autores,  enfim,  aptos  a  se relacionarem  ativamente  com  as  práticas  de  linguagem  e  produções  de  acordo  com  os  contextos  de  uso  da  língua,  conforme sugere  a  Base  Nacional   Curricular  Comum,  ao  indicar  que  cabe  a  Língua  Portuguesa  “proporcionar  aos  estudantes  experiências que  contribuam  para  a  ampliação  dos  letramentos,  de  forma  a  possibilitar  a  participação  significativa  e  crítica  nas  diversas  práticas sociais  permeadas/constituídas  pela  oralidade,  pela  escrita  e  por  outras  linguagens”  (BNCC,  2017,  p.  65-66).

 

Nessa  perspectiva, este  subprojeto, focará  as  práticas  relacionadas  à  formação  em  leitura  e  escrita,  críticas  e  autônomas,  objetivando,  da  parte  dos graduandos,  o  desenvolvimento  de  saberes  ligados  à  práxis  e  ao  cotidiano  escolar,  levando-os  a  compreender  o  contexto  de atuação  profissional   e  a  iniciar  um  processo  de  construção  da  sua   identidade  docente.  Pretende-se, ainda, que  os  bolsistas desenvolvam um fazer docente pautado na ética, no respeito a diversidade e na consciência política requeridas por qualquer prática pedagógica.  Com  isso,  espera-se  construir  um  campo  em  que  seja  possível   a  reflexão  teórica  dos  conhecimentos  acadêmicos, orientada  pelos  conhecimentos  práticos  vinculados  ao  contexto  de  ensino  da  leitura  e  da  escrita.  Tal   proposta  desenha,  nesse sentido,  um  movimento  cíclico  que  funde  teoria  e  prática.

 

No  que  tange  à  parceria  com  a  escola,  o  subprojeto  visa  ao desenvolvimento de ações que auxiliem professores e demais funcionários na efetivação de suas práticas habituais de formação de leitores e escritores,  bem  como  a  edificação  de  novas  metodologias  visando  à  excelência  na  formação  dos  alunos  (graduandos  e demais estudantes da Educação Básica da escola). Para tanto, serão realizadas, entre outras ações, “Oficinas de leitura e produção de  textos  escritos,  orais  e  multissemióticos”,  nas  quais  os  focos  centrais  serão  o  fomento:  das  reflexões  acerca  dos  usos  das práticas  de  linguagem  e  produções  de  acordo  com  os  contextos  sociais,  bem  como  das  discussões  sobre  questões  étnico-raciais, sociais,  de  gênero  e  sexual idades  que  podem  ser  flagradas  em  discursos  que  circulam  pela  sociedade  brasileira  contemporânea.

 

Ainda  no  que  concerne  ao  diálogo  com  a  escola,  entende-se,  sob  a  ótica  de  Paulo  Freire,  que  a  formação  dos  professores  se  faz coletivamente  através  da  ação/reflexão  sobre  a  prática,  o  que  implica,  ao  mesmo  tempo,  uma  teorização  informada  pela práxis e o desenvolvimento de uma prática consistentemente alicerçada em reflexões sobre as teorias que envolvem o fazer docente (no caso da formação em Letras, englobam-se as teorias  linguísticas, textuais, literárias, didáticas e os saberes práticos - sociais e culturais).

 

Ressalta-se  que  as  escolas  parceiras  não  serão  meros  receptáculos  dos  fazeres  organizados  pela  academia,  mas  co-partícipes neste  subprojeto,  que  dispõe-se  à  constituição  de  comunidades  de  aprendizagem,  na  perspectiva  de  bel l   hoocks,  e  de  afetos  (de indivíduos  que  se  afetam  mutualmente  e,  desse  modo,  se  constituem  e  reconstituem  enquanto  cidadãos  dialógicos,  éticos  e políticos).  Comunidades  compostas  pela  orientadora,  pelos  professores  de  Português  (preceptores),  pelos  graduandos  bolsistas (residentes), pelos alunos dos colégios, pelos gestores e funcionários das escolas e pelos grupos sociais nos quais estão inseridas as unidades escolares, todos co-responsáveis pela autoformação e formação uns dos outros.

 

Docente(s) Orientador(es): 
Mônica de Menezes Santos
Rosinês de Jesus Duarte
Escola(s): 
Centro Estadual de Educação Magalhães Neto
Colégio Estadual Evaristo da Veiga - tempo integral
Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas
Colégio Estadual Monsenhor Manoel Barbosa
Colégio Estadual Professora Maria Odette Pithon Raynal
Escola Estadual Célia Mata Pires
Preceptor(es): 
Aldaice Damascena Rocha
Arly Cristina Bastos Silva
Claudia Lessa Alves Sousa
Claudia Rocha Almeida
Margarida Maria Silva Rocha
Maria Auxiliadora Cerqueira Wanderley
Etapa(s) do ensino: 

• Ensino Médio - 1ª Série • Ensino Médio - 2ª Série • Ensino Médio - 3ª Série • EJA - Ensino Fundamental - Anos Finais • Ensino Fundamental de 8 anos - 6ª Série • Ensino Fundamental de 8 anos - 8ª Série • Ensino Fundamental de 8 anos - 7ª Série • Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano • Ensino Médio - 1ª Série • EJA - Ensino Fundamental - Anos Iniciais • EJA - Ensino Médio

Número de Bolsistas UFBA: 
54
Curso(s) UFBA: 
Unidade(s): 
Objetivos: 

 

Objetivo Geral

Analisar  as  condições  de  ensino  e  aprendizagem  da  educação  básica  através  de  pesquisas,  que  possa  subsidiar  a prática  docente  no  planejamento  de  intervenções  pedagógicas  e  regência  da  disciplina  de  Sociologia,  de  forma  interdisciplinar utilizando  os  pressupostos  teóricos  metodológicos  das  Ciências  Sociais.

 

 Objetivos Específicos

•  Desenvolver  projetos  de  estágio na  perspectiva  da  pesquisa,  considerando a necessidade de analisar  os  espaços   educacionais  e  as  práticas  pedagógicas  na formação  dos  professores; 

•  Construir  instrumentos  de  pesquisa  que  permitam  investigar  a  realidade  da  escola,  dos  professores  e alunos  envolvidos  com  a  disciplina  de  Sociologia;

•  Analisar  a  escola  pública  enquanto  questão  sociológica,  considerando  suas múltiplas  dimensões  e  os  problemas  que  dificultam  os  processos  de  ensino  e  aprendizagem. 

•  Planejar  a  regência  na  disciplina  de Sociologia,  considerando  o  perfil   dos  estudantes  e  os  pressupostos  teóricos  metodológicos  das  Ciências  Sociais;

•  Organizar intervenções pedagógicas interdisciplinares na  escola, considerando  as  demandas  da  comunidade  escolar  e  a  relevância  dos conteúdos  abordados;

•  Avaliar as  práticas  docentes  planejadas  e  executadas  na  regência  pelo  professor  preceptor e  pelos estagiários  envolvidos  no  programa,  considerando  os  conteúdos  e  metodologias. 

•  Produzir  conhecimento  sobre  as  reais idades investigadas, considerando a necessidade de melhorar o efeito das práticas pedagógicas no processo de ensino aprendizagem.

 

Docente(s) Orientador(es): 
Adriana Franco de Queiroz
Escola(s): 
Colégio Estadual David Mendes Pereira
Colégio Estadual Senhor do Bonfim
Preceptor(es): 
Martha Cavalcante dos Santos Bispo
Paulo de Tarso Nascimento dos Santos
Roberta Galiza Yoshimura
Etapa(s) do ensino: 

• Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 1ª Série • Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 2ª Série • Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 3ª Série • Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 4ª Série • Curso Técnico Integrado na Modal idade EJA (EJA integrada à Educação Profissional de Nível Médio) • EJA - Ensino Médio • Ensino Médio - 1ª Série • Ensino Médio - 2ª Série • Ensino Médio - 3ª Série

Número de Bolsistas UFBA: 
24
Curso(s) UFBA: