A ACCS se insere em processo de pesquisa e extensão nas comunidades pesqueiras de Siribinha e Poças, em Conde-BA, visando investigar o conhecimento etnoecológico local e construir e investigar inovações educacionais com o intuito de construir processos de educação intercultural por meio de diálogo entre conhecimentos tradicionais e conhecimentos científicos escolares, em duas escolas da educação básica (primeiro e segundo ciclos), situadas nas comunidades de pescadores. Para a construção de tais inovações, foi formado um grupo de trabalho colaborativo reunindo pesquisadores da universidade e professoras da educação básica que atuam nas escolas locais. Os estudantes da ACCS terão a oportunidade de se inserir neste grupo de trabalho colaborativo, numa imersão formativa que, como vimos nos semestres anteriores, tem efeitos importantes sobre os estudantes e sobre as professoras e estudantes das comunidades. Como produto final da ACCS, os estudantes desenvolverão propostas pedagógicas para uso nas escolas, que se somarão ao repertório de inovações já disponíveis para as professoras e estudantes, oriundos do trabalho das turmas anteriores da ACCS BIOD46 (2016.2, 2017.1, 2018.1, 2018.2, 2019.1).
A ACCS ETNOBIOLOGIA E EDUCAÇÃO: Conhecimento etnoecológico local como fundamento de inovação educacional para ensino de ciências intercultural aborda:
- Educação científica intercultural.
- Conhecimento tradicional.
- Bases epistemológicas para lidar com diversidade cultural.
- Conhecimento etnoecológico e seu papel no ensino de biologia.
- Métodos para investigação de conhecimentos tradicionais.
- Pesquisa de design educacional: construção e investigação de inovações educacionais.
Nas viagens de campo, os estudantes estarão envolvidos em:
- Acompanhamento de trabalho pedagógico e etnobiológico nas escolas das comunidades pesqueiras de Siribinha e Poças, no município do Conde-BA, pelos estudantes da ACCS.
- Realização de entrevistas com membros da comunidade, professoras e estudantes das escolas.
- Familiarização com cotidiano das comunidades e das escolas.
- Construção de propostas pedagógicas inovadoras pelos alunos da ACCS, visando seu uso nas escolas.