O habitar em casarões ocupados do centro de Salvador

O ensino da Antropologia urbana desenvolvido dentro do curso de Ciências Sociais da UFBA aborda a importante questão da produção da cidade por parte de diversos agentes, dentre eles os usuários e habitantes. No entanto, o faz de forma teórica, mediante a análise de textos produzidos por antropólogos em cidades diversas. Não inclui o centro de Salvador devido à ausência de trabalhos sobre esse tema nessa área específica. Esta ACCS busca preencher esta lacuna, levando os alunos fora da sala de aula a apreender a construção da cidade por parte de um segmento particular – os sem teto. 

No entanto, na medida em que se trata de um projeto de extensão, não se trata apenas de atingir metas acadêmicas, usando as ocupações como lócus de pesquisa e seus moradores como objeto de pesquisa. É preciso superar a “troca desigual subjacente à relação etnográfica”, ultrapassar a denúncia, lamentação ou assistencialismo, nos colocando à disposição das metas que estes moradores têm, contribuindo da forma que estes achem melhor, seja como intermediários, embaixadores, tradutores etc. 

Assim, em ocasião desta segunda versão, espera-se contribuir com o produto “CARTOGRAFIA DOS VAZIOS DO CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR” em formato de BANNER que será entregue em diversos exemplares a cada uma das ocupações pesquisadas, entendida como ferramentas de luta e argumentação de seu direito à moradia e ao centro da cidade.

 

Coordenador(a): 
Urpi Montoya Uriarte
Quantidade de Alunos Matriculados: 
15
Código: 
FCHL63
Semestre: