O habitar em casarões ocupados do centro de Salvador

1. Esta ACCS se propõe a produção, realização e análise de um censo a ser aplicado na Comunidade da Preguiça (parte de baixo da ladeira da Preguiça, ladeira da Preguiça, parte da ladeira de Mauá, beco da Califórnia, parte da rua do Sodré e da área conhecida como “Gameleira”).

2. O compromisso social do Censo é este servir como instrumento de luta da Comunidade diante dos órgãos públicos, em defesa de seu direito de habitar o centro, pois é constantemente solicitado deles dados quantitativos exatos referentes à comunidade, que eles não dispõem.

3. A aproximação da UFBA junto à comunidade da Ladeira da Preguiça está já feita mediante a pesquisa que a proponente realiza na área há pouco menos de um ano. A relação entre o censo e a comunidade será mediada pelo Centro Cultural “Que ladeira é essa?”.

4. A disciplina será de grande valia para os alunos em dois aspectos. Em primeiro lugar, pela aproximação com a realidade da comunidade da Preguiça, que vive um momento de grande especulação imobiliária devido aos diversos projetos s e privados que se desenvolvem nessa área do centro histórico. Em segundo lugar, a disciplina permitirá treinar um método quantitativo fundamental para as ciências sociais e as ciências sociais aplicadas: censo.

5. As atividades a serem desenvolvidas em campo são:

- Familiarização com a comunidade da ladeira da Preguiça e sua história

- Familiarização com o instrumento censo

- Produção e aplicação do censo

- Processamento dos dados censitários

-Tabulação e análise dos dados

Urpi Montoya Uriarte
Quantidade de Alunos Matriculados:
Código:
FCHL63