Sagrados em ação: pluralismo religioso e direitos humanos

A primeira característica que diferencia esta ACCS de componentes curriculares tradicionais é seu próprio tema. A ação busca mapear um conjunto de iniciativas desenvolvidas por atores e instituições religiosos cuja atuação pública não se restringe à cena parlamentar – como temos nos acostumado a acompanhar nos noticiários e na própria pesquisa acadêmica, mas que aponta para formas relevantes de articulação da sociedade civil no campo dos direitos humanos.

Outro aspecto que singulariza a proposta é o compromisso em subsidiar participantes tanto em termos conceituais – por meio de chaves analíticas que auxiliem na compreensão dos problemas enfrentados, como também pelo contato horizontalizado com formas de ativismo civil. Essa oportunidade tende a cooperar para a superação da aporia entre teoria e prática, através do rebatimento das discussões mais abstratas de sala de aula em momento de convivência direta com as questões sociais abordadas.

Buscaremos atender aos propósitos da extensão universitária ao tomarmos a produção discursiva e prática dos grupos sociais com os quais dialogaremos como fonte de conhecimento. Sendo assim, fomentaremos entre os alunos e demais participantes da ACCS (pesquisadores, lideranças e membros de comunidades religiosas) a ideia de que a universidade se situa como ponto de articulação entre formas de conhecimento produzidas independentemente dela no interior da vida social. A contribuição da extensão acadêmica está justamente em propiciar pontes entre grupos e universos de sentido afastados uns dos outros por um conjunto de fatores que é seu dever trazer à tona, tendo por compromisso central a construção de uma cultura de paz e de uma gramática ampliada dos direitos humanos.

Leandro de Paula Santos
Quantidade de Alunos Matriculados:
Código:
HACE57