Esse campo contém dados e informações relativos ao conjunto de ações do Sistema Universitário de Bibliotecas (SIBI), criado em 2010 com o objetivo de coordenar e promover o funcionamento sistêmico das bibliotecas da UFBA. Além de responder pelos serviços de aquisição de acervo, tratamento da informação, disponibilização de documentos para consulta e empréstimo, o SIBI responde pela gestão da memória da UFBA, integrando acervos e núcleos que desde 2015 conformam a Coordenação Lugares de Memória. (Fonte: http://www.sibi.ufba.br/apresentacao).
A pesquisa MapCult teve acesso às informações do SIBI por meio de reuniões com seus dirigentes e técnicos, que apresentaram os setores e os principais sistemas e ferramentas de informática que permitem a gestão e o acesso às informações de maneira virtual, como o Software SEER e o Repositório Institucional.
Neste site, a atuação da SIBI encontra-se organizada em cinco sub-campos:
Bibliotecas: apresenta informações das 22 bibliotecas que contemplam a rede da UFBA. Estão divididas por: Área de Conhecimento (5 unidades); Setoriais (12 unidades) e Especiais (5 unidades). A coleta dos dados foi feita por meio do link: http://www.sibi.ufba.br/bibliotecas
Periódicos: relaciona 30 periódicos que dialogam com a área da cultura. Além do resumo, link de acesso à revista e identificação da unidade responsável pela organização, consta o Qualis conferido na Plataforma Sucupira, da Capes. O levantamento dos 30 periódicos foi feito por meio do Portal de Periódicos da UFBA (https://portalseer.ufba.br/), e foram selecionados apenas aqueles que se encontravam em situação ativa e que, pelo seu resumo ou sumário das publicações, apresentavam relação com a área cultural.
Acervos: Além dos acervos que integram a Coordenação Lugares de Memória – Estudos Baianos, Arquivo Histórico, Memorial UFBA e Acervo de Documentação Histórico Musical – , consta o acervo “Obras raras”, da Comissão Permanente de Arquivo – CPArq. As informações disponíveis na pesquisa MapCult foram coletadas no site da Coordenação Lugares de Memória ( http://www.sibi.ufba.br/coordenacao-lugares-de-memoria) e da CPArq (https://cparq.ufba.br/obras-raras). Vale registrar que a equipe de pesquisadores do MapCult participou da visita guiada aos espaços que abrigam esses acervos, na Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa.
Livros: considerando a existência do Sistema Pergamum, que reúne os mais diversos tipos de documentos e suportes (livros, artigos, DVDs, mapas, manuscritos etc.) disponíveis nas bibliotecas da UFBA, optou-se por apresentar um tutorial sobre a busca de publicações, a partir de palavras-chave da área da cultura. O tutorial foi elaborado tendo como base o site http://www.pergamum.bib.ufba.br/pergamum/biblioteca/index.php e vídeos tutoriais exibidos no canal do Pergamum no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCJPSIEDWw_bf3VSg4GhpVQw).
Obras de Arte: contempla informações sobre o Acervo Artístico-Cultural da UFBA constituído por cerca de 1.400 obras de arte, distribuídas em diversos espaços da Universidade. No site https://cparq.ufba.br/acervo-artistico-audiovisual, desenvolvido pela Professora Lidia Brandão Toutain do Instituto de Ciências da Informação, é possível conferir com detalhe todas as obras registradas no inventário.
Por fim, vale ressaltar que as teses e dissertações, que integram o Repositório Institucional, estão disponibilizadas neste site, no bloco da “Pós-Graduação”.