As informações relacionadas às atividades de extensão da UFBA são sistematizadas a partir do SIATEX - Sistema de Registro e Acompanhamento de Atividades de Extensão. O Mapcult trabalhou com os dados de relatórios emitidos por esse sistema.
As atividades de extensão percorrem um processo no Siatex desde que são criadas – são iniciadas pelos seus proponentes, aprovadas pela Congregação da unidade, avaliadas e registradas pela Proext, e, por fim, encerradas através de um relatório final. O Mapcult recebeu da Proext um grande relatório com o conjunto total de atividades cadastradas no sistema desde o ano de 2011. Para o mapeamento foram consideradas aquelas atividades que já haviam passado pela fase de registro da Proext. Essa escolha foi tomada pela compreensão de que atividades registradas apresentam maior garantia de que foram ou serão efetivamente realizadas, pois já foram avaliadas e aprovadas em duas instâncias – pela unidade em que está lotado o proponente e pela Proext.
Assim, partindo do relatório com todos os cadastros feitos no Siatex desde 2011, a equipe do Mapcult iniciou um trabalho de filtragem de dados. Na primeira etapa, foi aplicado um filtro de corte temporal – foram mantidas apenas aquelas atividades com data final de realização prevista para 2019 ou anos subsequentes. Em seguida foram excluídas as atividades que ainda não haviam sido registradas pela Proext. Para este conjunto de atividades foi aplicado um filtro contendo palavras-chave relacionadas ao campo cultural (anexo). Por fim, as atividades selecionadas passaram por uma análise individual para que fosse confirmada a sua relação com o campo cultural.
Seguindo esse caminho, o Mapcult chegou a 368 atividades de extensão relacionadas com a área cultural e realizadas ou em curso no ano de 2019 na Universidade Federal da Bahia.