Apresentação - Comunicação

Neste campo, o mapeamento restringiu-se àqueles canais de comunicação mantidos por atividades de ensino, pesquisa ou extensão considerados do domínio cultural, bem como àqueles cujo olhar esteja voltado para temas da cultura. Pelo fato da universidade não possuir um sistema ou órgão que centralize as informações sobre os meios de comunicação existentes em sua comunidade, há uma grande dispersão e dificuldade em identificá-los. O que é agravado pela dinamicidade e efemeridade próprias da área.

De maneira geral, a pesquisa permitiu observar um predomínio das plataformas digitais sobre as impressas e, dentro desse fenômeno, uma preferência para a utilização de redes sociais. Iniciativas relativamente novas, como os podcasts e aplicativos, ainda são tímidas. Verificou-se, também, a existência de sites e blogs desatualizados, assim como perfis em redes sociais duplicados.

A seguir é possível conhecer como a área de comunicação em 2019 foi pesquisada no MapCult:

Agendas

O Mapeamento identificou por meio da internet a produção de quatro agendas dedicadas à divulgação de eventos culturais produzidos pela Universidade ou de interesse de sua comunidade acadêmica.

Aplicativos

A partir de consultas ao Google Play Store (Android) e à App Stores (Apple) utilizando as expressões “UFBA” e “Universidade Federal da Bahia” foi identificado um único aplicativo disponível para o sistema Android, do Centro Acadêmico Ruy Barbosa (CARB), da Faculdade de Direito.

Jornais, Revistas e Boletins

Em pesquisas feitas pela internet e em unidades de ensino, o Mapeamento identificou a produção periódica de 5 publicações que envolvem a área da cultura. A maior parte integra as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Comunicação. Vale ressaltar que os periódicos dedicados a publicações acadêmicas estão localizadas em outra parte do site MapCult, na página de “Sistema de Bibliotecas e Acervos”, no menu “Sistemas e Organismos Culturais”.

Podcasts

O levantamento foi feito a partir de consultas ao Spotify e Soundcloud utilizando a palavra-chave “UFBA”. Em seguida, avaliou-se aqueles que eram dedicados ao tema da cultura ou que em sua programação dialogavam com a área. Ao todo, foram elencados 6 podcasts.

Rádios

Por meio de pesquisas bibliográficas e de consultas a sites foi verificada a existência de duas rádios ativas na Universidade: Rádio Facom e Rádio Faced.

Redes Sociais

Considerando o grande número de perfis e páginas de projetos e órgãos/setores da Universidade, administrados por professores, alunos e/ou servidores, o Mapeamento optou por registrar aqueles de caráter institucional, relativos a: unidades de ensino mais próximas da área da cultura; museus e memoriais; órgãos complementares e centros especiais; corpos estáveis e grupos residentes; Edufba e Sistema Universitário de Bibliotecas.

O levantamento foi feito a partir de buscas no Facebook, Instagram e Twitter.

Sites e Blogs

A pesquisa seguiu a mesma seleção das Redes Sociais, sendo utilizado para a busca na internet o nome das unidades/órgãos da UFBA.

Tvs e Canais no Youtube

Nesse campo, o levantamento foi feito a partir de filtros aplicados no Youtube. Utilizou-se a busca em “Canal” e as palavras-chave “UFBA” e “Universidade Federal da Bahia”. A partir do resultado, foi avaliado individualmente os canais encontrados, tendo por referência o ano de 2019.

Para finalizar, ressalta-se que ao longo do site MapCult é possível encontrar a indicação de outros meios de comunicação de projetos, setores e órgãos da UFBA (como programas de pós-graduação e empresas juniores) por meio da disponibilização de links para sites, blogs e redes sociais.