Apresentação - Corpos Estáveis e Grupos Residentes

Encontram-se registrados, neste subcampo, todos os 19 grupos artísticos vinculados às Escolas de Arte – Belas Artes, Dança, Música e Teatro – de forma permanente ou temporária.

 

Os Corpos Estáveis, são grupos previstos regimentalmente e alguns deles foram constituídos antes mesmo da implantação da escola que os abrigam, como é o caso da Orquestra Sinfônica (OSUFBA) e do Madrigal da Escola de Música da UFBA. As outras escolas possuem, cada uma delas, um Corpo Estável - o Grupo de Dança Contemporânea (GDC), ligado à Escola de Dança; a Companhia de Teatro à Escola de Teatro; e a Galeria Canizares à Escola de Belas Artes. 

 

Além desses cinco Corpos Estáveis, a Escola de Música ainda conta com sete Grupos Residentes e sete Grupos Temporários. Grupos Residentes são aqueles compostos por docentes e técnicos, que por essa razão não têm uma formação flutuante. Grupos Temporários, por sua vez, são compostos por alunos de determinados conteúdos curriculares, havendo naturalmente uma mudança na formação desses grupos, a cada semestre.

 

As informações sobre o histórico dos grupos e as atividades por eles desenvolvidas em 2019 foram levantadas em entrevistas com dirigentes das escolas e coordenadores desses grupos artísticos, bem como por meio de pesquisas em sites.