O levantamento dos cursos de Especialização de 2019 considerou dados obtidos por meio de três fontes de informação: Pró-Reitoria de Extensão (Proext); Superintendência de Administração Acadêmica (Supac) e Superintendência de Educação a Distância (Sead). No caso da Proext e da Supac, os dados foram encaminhados por técnicos e/ou dirigentes, já no caso da SEAD, as informações foram enviadas por técnicos e retiradas diretamente do seu site. Os dados foram ainda complementados com pesquisas feitas pela internet nos sites das unidades de ensino ou nas páginas oficiais dos cursos de Especialização.
A lista de cursos enviados pela Proext apresenta as solicitações feitas ao órgão por parte das unidades de ensino. Não são, portanto, os cursos que foram de fato realizados em 2019. A confirmação e complementação dos cursos realizados foi, então, feita a partir do cruzamento de dados da Proext com a Sead e com a Supac, que disponibilizou a lista de cursos com matrículas efetivadas em 2019.1 e 2019.2. Vale ressaltar que a ausência de um sistema de informação unificado para a área da Especialização na UFBA, dificulta a obtenção de dados.
Em síntese, a pesquisa levantou que em 2019 foram realizados 13 cursos de Especialização relacionados à área da cultura, ofertados pelas seguintes unidades de ensino: Escola de Adminitração, Escola de Belas Artes, Escola de Dança, Faculdade de Comunicação, Faculdade de Direito,Faculdade de Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Instituto de Biologia/Centro de Recursos Humanos e Instituto de Humanidades Artes e Ciências Prof. Milton Santos.