Os Museus e Memoriais da UFBA integram um dos cinco sistemas institucionais da Reitoria da UFBA - o Sistema Universitário de Museus. A Reitoria da universidade hoje mantém, diretamente ou por meio das Unidades de Ensino, sete museus, cinco memoriais e dois núcleos de memória.
O Museu de Arte Sacra é o único vinculado à Reitoria da UFBA, atendendo à Resolução nº 157 de 20/11/1969. Outros quatro museus são vinculados a um Unidades de Ensino – Biologia (Museu de História Natural), Filosofia e Ciências Humanas (Museu de Arqueologia e Etnologia), Geociências (MUGEO) e Medicina Veterinária (Museu Interativo de Anatomia Comparada) – sendo o MUGEO o mais novo entre todos, tendo sido inaugurado em dezembro de 2019. O Museu Afro Brasileiro (MAFRO) e o Museu Afro-Digital da Memória Africana e Afro Brasileira (ainda em construção) são ligados ao Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), que por sua vez é um órgão complementar da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA.
Os memoriais de Dança, Direito, Medicina, Música e Politécnica constituem parte das respectivas Unidades de Ensino. Por sua vez, a Escola de Enfermagem criou um Núcleo de Memória e o Instituto de Biologia, um Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos – o NOAP, organismo que funciona de forma multidisciplinar, como museu universitário itinerante temático - especificamente sobre animais peçonhentos, como laboratório e como núcleo extensionista.
As informações foram recolhidas nos sites de cada um dos órgãos mencionados e por meio de entrevistas com dirigentes e técnicos da área.