Apresentação - Programa Sankofa

O Programa Sankofa é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil  (Proae) que se constitui como uma rede de ações nos campos da Pesquisa, da Extensão e da Gestão Universitária, cujos objetivos são: 1- Fomentar a produção de reflexões acerca da gestão e execução das políticas de Assistência Estudantil no âmbito da UFBA; 2- Fortalecer e estimular a produção de conhecimentos, saberes e práticas em Direitos Humanos na UFBA; 3 - Fortalecer ações institucionais de respeito aos direitos humanos e de enfrentamento à violência contra a mulher, ao sexismo, ao capacitismo, à lgbtfobia e ao racismo. (Fonte: https://proae.ufba.br/sites/proae.ufba.br/files/edital_2019.pdf)

 

De acordo com o Edital PROAE 30/2018 – Programa Sankofa 2019, o Programa envolve dois campos: Políticas de Assistência Estudantil e Ações Afirmativas, Direitos Humanos e Justiça, compostos por diversas áreas temáticas. Os projetos apresentados podem ter como orientador/tutor servidor(a) docente ou técnico(a)-administrativo(a) do quadro efetivo da UFBA. No caso dos bolsistas, devem ser estudantes de graduação que atendam a algumas condições expressas no edital.

 

Conforme dados cedidos pela Proae para a pesquisa MapCult, no ano de 2019 foram implementados 65 projetos do Sankofa, dos quais 51 foram selecionados (78,4%) pelo perfil cultural. Todos os 47 projetos relacionados ao eixo “Ações Afirmativas, Direitos Humanos e Justiça” foram incorporados na pesquisa, considerando seu escopo. No caso dos 18 projetos do eixo “Políticas de Assistência Estudantil”, foi feita uma análise individual, que levou ao cadastramento de 4 projetos.

 

Vale ressaltar que em outras áreas do site MapCult é possível encontrar ações que dialogam diretamente com o tema das ações afirmativas e/ou da assistência estudantil, a exemplo de seminários registrados como Atividade de Extensão, de disciplinas ofertadas na Graduação ou de projetos e grupos de pesquisa.