Artefato para ouvir o murmúrio das pedras

Artefato para ouvir o murmúrio das pedras , é um projeto de música experimental e cofeminista em formato de performance-instalação criada a partir da sonorização de amostras de rochas e cristais “tocadas” ao vivo, através de um captador piezoelétrico conectado a sintetizadores e controladora digital pareada com o software de set live eletrônico Ableton Live. O espaço terá caráter instalativo e propiciará a ambientação imersiva, a dilatação do tempo e a quietude que a presença da rocha/cristal propõe. Também estarão dispostas partituras contemporâneas pintadas com nanquim, guache, lápis de cor e giz pastel, que serão lidas em tempo real na tessitura das sonorizações. A apresentação terá aproximadamente 40 minutos, organizados em duas composições sonoras de 20 minutos. A premissa do projeto tem respaldo na teoria e cofeminista decolonial, que encontra perceptível e íntima relação entre estratégias de dominação patriarcal e capitalista com a exploração dos recursos naturais bem como a objetificação dos corpos não hegemônicos, incluídos aí as mulheres, os animais e os elementos da natureza. Entende-se assim, a necessidade de decolonizar a escuta promovendo um espaço que favoreça o acesso à sensibilização da capacidade de ouvir e ao silenciamento interno, amparando uma via empática às narrativas insurgentes e disruptivas de modo a encontrarem respaldo a partir do seu lugar de fala.

Coordenação: 
Priscila Regina Rodrigues Jorge (estudante)
Ana Virgínia Alves de Santana (professora tutora)