Atelier Calçada SSA - Espaço de Pesquisa e Experimentação em Arte

O CALÇADA SSA começou como um projeto independentede street style da cidade de Salvador (SSA), Bahia, Brazil. Criado em janeiro de 2017 por Mário Roberto, então estudante de Arquitetura e atualmente de Design, e Ygor Bahia, então estudante de Jornalismo, ambos na Universidade Federal da Bahia. Tendo como plataforma aconta @calcadassa no Instagram, o perfil compartilhou durante o ano de 2017 fotografias que uniam comportamento, moda e vida noturna, registros da vida urbana na capital soteropolitana. O projeto parte da fotografia de streetstyle, subgênero fotográfico cujo objetivo inicial é documentaro estilo de “pessoas reais” nas ruas, mas ao mesmo tempo promove uma ruptura com a mesma, incorporando ao gênero outros personagens e cenários, e com eles outros backgrounds sociais, que nem sempre ganham espaço no street style tradicional, criando um catálogo de agentes diversos que compõem a paisagem soteropolitana. Em 2017 o projeto apresenta um caráter autodidata ao manusear uma câmera semi profissional. Esse processo de experimentação a partir do manuseio de um equipamento nunca utilizado anteriormente, acabou proporcionando uma experiência de pesquisa fluída, onde as questões iam se apresentando no decorrer do contato com o equipamento. No primeiro semestre de 2018 o artista Mário Roberto começa a experimentar com câmeras amadoras, câmeras de foco fixo com lentes de baixa qualidade (Yashika MG-Motor 35mm, Charman PC-606 Free Focus 35mm). No segundo semestre do mesmo ano o artista começa uma pesquisa de experimentação com processos químicos fotográficos (pinhole, cianotipia, marrom van dyke, fotografia preto e branco) com coordenação da fotógrafa, artista e professora da Escola de Belas Artes, Renata Voss. Atualmente o CALÇADA SSA se configura como um atelier de pesquisa e experimentação em arte, composto 11/03/2019 PIBExa - CALÇADA SSA por um coletivo de artistas emergentes que se uniram pensando em questões contemporâneas da arte marginal soteropolitana. Em 2018 o projeto se uniu à artista visual Mirella Ferreira e ao fotógrafo/videomaker VictorMota em colaboração com o artista visual João Mosca.

Coordenação:
Mário Roberto de Souza Santos Júnior (estudante)