A Beleza da Mulher Negra no Brasil pós-Abolição

O Projeto A Beleza da Mulher Negra no Brasil pós-Abolição, coordenado pela estudante Carolina Barreto Santos, contemplado no Edital PIBEXA/2018A, se define como um ensaio fotográfico de diferentes belezas negras, que resultarão em ilustrações de capas de revista, destacando a estética e comportamentos predominantes da mulher negra de cada década da história, a partir da abolição da escravatura no Brasil. Para tanto, diversas mulheres negras com perfis de beleza de cada época integrarão esta experimentação artística, que contará também com a pesquisa e consultoria de estilo, cabelo e maquiagem na caracterização dessas personas. As típicas chamadas de revista de beleza serão substituídas por anúncios de conquistas e desafios enfrentados por essas mulheres, sucedendo do mesmo modo uma pesquisa editorial e tipográfica. A metodologia que conduzirá o projeto classifica-se como pesquisa descritiva, na qual busca-se conhecer as diversas situações e relações que ocorrem na vida social, política, econômica da mulher negra e outros aspectos do comportamento da mesma no nível individual ou coletivo. Por essa razão, foram escolhidos os seguintes métodos e técnicas de coleta e análise de dados: pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso, leituras e discussões. O embasamento teórico, assim como os elementos de fundamentação teórica da pesquisa serão baseados nas referências bibliográficas anteriormente citadas, e também em referências digitais, sejam elas textuais, gráficas ou audiovisuais, encontradas na internet. A história do Brasil, a escravidão e a pós-emancipação no Brasil, a história da moda, penteado e maquiagem e da mulher negra no Brasil são os principais temas abordados. O projeto prevê também a colaboração de outros docentes da universidade e parceria com outros artistas. Pretende-se com esse projeto, valorizar as diferentes belezas da mulher negra como símbolo de resistência e identidade. Tendo a consciência ancestral, identidade racial, empoderamento feminino, especialmente da mulher negra, como palavras de ordem nesse projeto, que visa, também, à superação de desigualdades que atingem historicamente determinados grupos sociais, como negros, LGBTs e mulheres.

Realizador:
Edital PIBEXA/2018A