Cinema e Educação na Península de Itapagipe

Esta proposta de programa objetiva o desenvolvimento e implementação de metodologias e práticas de produção e ensino de cinema e audiovisual no âmbito escolar na região da península itapagipana. Está vinculada à atuação da proponente no Programa de Mestrado Profissional em Artes da UFBA (ProfArtes), integrando assim atividades de extensão universitária em caráter orgânico-institucional continuado. A península de Itapagipe, região tradicional da cidade baixa marcada por forte diversidade social, cultural e étnica, se constitui como um dos cenários mais expressivos no cinema baiano - de clássicos como ?A grande feira? (Roberto Pires, 1961) a contemporâneos como ?Cidade Baixa? (Sergio Machado, 2005). Englobando três cinemas desativados (Roma, Itapagipe e São Caetano), o subúrbio ferroviário, os mercados populares e a Igreja do Bonfim, esta península é um espaço complexo, e pensá-lo também como um polo produtor de novas imagens e novos cineastas é um dos desejos deste programa.

Realizador:
IHAC