Curso: Danças da Diáspora e feminismo negro

Este curso de extensão resulta de uma parceria entre a Escola de Dança da UFBA o Grupo GIRA - Grupo de Pesquisa em Culturas Indígenas, Repertórios Afro-brasileiros e Populares (CNPq) e um programa de intercâmbio Coordenado pelas professoras Amara Tabor Smith e Hannah Moore da Universidade da Califórnia UCLA- Berkeley com intuito de propor uma experiência de estudo de dança, performance e cultura na Bahia e propor diálogos entre estudantes das duas Universidades. Fundamenta-se em uma pedagogia com foco na formação cidadã e estudos do feminismo negro e danças da diáspora. Deseja engajar os participantes no estudo de práticas de dança afro-brasileiras enquanto investigam as complexidades das relações raciais nos espaços da diáspora negra. O curso destina-se a apoiar os estudantes no fortalecimento de práticas artísticas socialmente engajadas e estratégias para a mudança social através das fronteiras nacionais.

Fernando Marques Camargo Ferraz
Período previsto: