I Ciclo de Gênero, Cinema e Idade Média: a história em películas

O "I Ciclo de Gênero, Cinema e Idade Média: a história em películas" é parte das atividades do LETHAM-UFBA (Laboratório de Estudos sobre a Transmissão e História Textual na Antiguidade e no Medievo). O Laboratório é um grupo interdisciplinar de pesquisa associado à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia. Trata-se de um coletivo de pesquisa certificado e registrado no Diretório do CNPq desde 5 de outubro de 2016. Ele tem como principal iniciativa proporcionar a consolidação dos estudos acadêmicos acerca da Antiguidade e do Medievo no estado da Bahia, sem deixar de articular-se com as investigações nacionais e internacionais. O grupo é constituído por profissionais das áreas de História, Letras e Filosofia e procura contribuir para a formação qualificada de profissionais capazes de atuar no âmbito regional, assim como fortalecer as áreas de ensino, pesquisa e extensão na UFBA. Esse I Ciclo está vinculado a quatro linhas de pesquisa do referido Laboratório: a) Ensino de História, Filosofia, Línguas e Literaturas sobre a Antiguidade e o Medievo; b) Estudos de Gênero e Investigações Interdisciplinares sobre a Antiguidade e o Medievo; c) Estudos de gênero, Sexualidades transgressoras e corpo: aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos; d) Medievalísticas e medievalidades em suportes multimidiáticos. Com esse evento, procura-se efetivar o diálogo da universidade com diversos grupos sociais interessados nas relações entre estudos de gênero, discurso cinematográfico e o campo da história crítica, com atenção especial para o envolvimento de alunos(as) e professores(as) dos ensinos fundamental e médio das redes municipal, estadual e federal.

Marcelo Pereira Lima
Período previsto: