Letramentos de reexistência - novas perspectivas para a produção de conhecimento em Literatura Marginal e outras artes

A disciplina fará um intercâmbio nos saraus de poesia da Cidade de Salvador. Para além das visitas faremos leituras de material de suporte teórico que versam sobre a produção literária nas comunidades populares, e de produções literárias que interrogam o cânone literário ocidental. Para análise e discussão em sala serão utilizados estudos de autores como José Henrique Freitas, Bell Hooks, Grada Kilomba, Nilma Lino Gomes e Stuart Hall, Ana Lúcia Silva Souza, Jorge Augusto. Destacamos que o corpus de autores será adaptado conforme necessidade de investigação demandada. Acreditamos que desta maneira, as leituras serão adequadas à realidade observada na comunidade. Tal diálogo tem por objetivo fomentar a produção de atividades científicas que analisam a literatura produzida naqueles espaços que foram escolhidos a priori nos saraus de Salvador, onde serão realizadas as visitas. Sendo esses os Saraus da Onça - que acontecem na comunidade de Sussuarana - e o Sarau Enegrescência - que acontece na Casa de Angola da Bahia e outras localidades - . As visitas auxiliarão os estudantes à manter contato com os artistas das comunidades populares, para possam analisar seus perfis, suas produções e a importância social do sarau para a comunidade onde ele se insere.

Ana Lucia Silva Souza
Período previsto: