A aprendizagem de uma língua estrangeira dentro do marco da didática atual, precisa, cada vez mais, de novas alternativas metodológicas que promovam uma reciprocidade entre o professor e o aluno. A partir de uma perspectiva libertadora nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira-ELE, observamos que se pode tornar viável e positiva a aplicação direta e espontânea de situações comunicativas que propiciem improvisações autênticas para facilitar uma maior aproximação ao contexto real e às destrezas do aluno respeitando sua voz, nível linguístico, expressivo e autonomia. O presente curso, de carácter fundamentalmente prático, nos permitirá trabalhar com a improvisação (match de improvisação teatral) com vistas a potenciar as habilidades e motivação dos aprendizes e formadores de língua espanhola, oriundos das comunidades interna e externa à UFBA. Espera-se que todos os elementos lúdico-teatrais utilizados no curso fomentem a oralidade, uma ação-reação verbal orgânica e uma estreita colaboração entre os integrantes, desde um plano emocional, linguístico, imaginário e criativo.