A partir de um olhar sobre a leitura como produção de sentido que se dá por meio de uma rede complexa de relações semióticas e sociais, a projeto busca estudar o ato de ler pela perspectiva da mediação dos objetos técnicos e dos sujeitos no processo de enunciação literária. Tem ainda o intuito de demarcar as potencialidades transformadoras do trabalho didático, cujo desenvolvimento é necessário para superar algumas visões reducionistas sobre o ato de ler que perduram nos contextos de ensino e aprendizagem. Para além das dicotômicas e persistentes abordagens da experiência leitora que opõem a experiência lúdica e estética às experiências pedagógicas, pretende-se considerar, nesse olhar, os fenômenos contemporâneos que envolvem a leitura, as implicações tecnológicas, estéticas e competenciais na sua relação com os processos educativos desde a infância. No cotidiano dos leitores contemporâneos o esforço exigido para a leitura vai além da compreensão do texto verbal e de um trivial passar de páginas: olhos, ouvidos, mãos e, a depender do texto em questão, outros processos sensoriais, cognitivos, sociais e imaginários são acionados para que haja uma efetiva interação. Neste sentido, o projeto enfoca modos de conceber a leitura e a literatura, em especial as narrativas literárias, que conferem relevância ao papel das diferentes mídias nas quais os textos literários se assentam e à multimodalidade com a qual se constituem, do impresso ao digital, considerando as implicações disto nos processos de mediação escolar. O projeto de extensão se articula com a pesquisa ?Tramas leitoras?, que tem como horizonte, o desafio de estudar as atuais ressignificações do ato de ler literatura, investigando nos âmbitos teóricos e da prática, possiblidades de explorar a relação do sujeito leitor com o texto literário do ponto de vista das mediações hiper/multimidiais e multissemióticas, ou seja, levando em conta novos objetos de leitura, novas práticas e novas mediações com vistas à formação do leitor e à educação literária. O projeto, se constitui, de encontros quinzenais para estudos, planejamento e execução de ações de mediação leitora em escolas públicas e se dirige a estudantes de licenciaturas, professores da educação básica e mediadores de leitura, interessados na mediação de leitura de narrativas literárias na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.