Neuroanatomia lúdica: modelos e jogos interativos para crianças e adolescentes do quilombo do Quingoma

A Neurociência estuda o sistema nervoso, suas estruturas, funcionamento e evolução. É bastante divulgada na mídia e tem experimentado um marcante crescimento, principalmente na área da educação, já que seus temas estão presentes em nosso cotidiano. O estudo do cérebro sempre despertou muito interesse e curiosidade. Nos ensinos fundamental e médio os alunos entram em contato com conceitos da Neurociência nas disciplinas de Ciências e Biologia. Entretanto, nem todas as escolas estão preparadas para a realização de aulas práticas, devido a ausência de laboratórios ou de professores qualificados. Métodos alternativos, dinâmicos e lúdicos apresentam-se como uma proposta viável para resolução desses problemas, a exemplo de jogos interativos, modelos, músicas e peças de teatro. A Universidade pode auxiliar nesse processo, à partir do desenvolvimento de projetos de extensão que objetivem a popularização da ciência.

Adriana de Farias Juca
Período previsto: