Protagonismo de contos afrobrasileiros e indígenas nos quadrinhos

Protagonismo de contos afro-brasileiros e indígenas nos quadrinhos, coordenado pelo estudante Edivan Menezes, contemplado no Edital PIBEXA/2018, consiste na produção de uma narrativa visual sequencial impressa (fanzine), com a temática de contos da cultura afro-brasileira e indígena, ilustrados e escritos por alunos oriundos da Escola de Belas Artes - EBA/UFBA. A escolha se baseia na LEI N° 11.645 sobre o ensino da cultura afrobrasileira e indígena na escola. Portanto, observando a importância do ensino, tem-se também a necessidade de criar conteúdo para difundir tal saber. Assim sendo, o projeto irá criar a fanzine que poderá ser usada como material de suporte nas escolas. O resultado final será disponibilizado na rede pública de ensino e em universidades da cidade de Salvador, e também haverá o compartilhamento por vias digitais, na forma de PDF e em sites de leitura digital, sendo de fácil acesso aos leitores. A escolha do tema se dá por haver poucos materiais de leitura de uso em salas de aula com caráter lúdico e convidativo para os jovens leitores e a necessidade de retratar histórias de povos que têm grande importância para identidade brasileira os denotando um destaque cultural e social.  Dessa maneira, essa produção terá 10 contos ilustrados pelos artistas em que haverá 5 contos oriundos da cultura afrobrasileira e 5 oriundos da cultura indígena. Para escolha dos contos, contaremos com a participação dos alunos das escolas da rede pública através de oficinas artísticas sobre ilustração e quadrinhos. O objetivo do projeto é fomentar a representatividade de pessoas negras, indígenas e seus descendentes, e ser um facilitador para crianças e jovens na difusão da leitura inserindo-os no processo criativo da fanzine.

Realizador:
Edital PIBEXA/2018