Questões étnico-raciais e cultura de matriz africana no ensino de língua inglesa

A promulgação da Lei nº 10.639/03 indica que as políticas públicas educacionais brasileiras se encontram voltadas para a transformação dos contextos educacionais e formativos em que os jovens afro-brasileiros são educados. Nesse contexto, o professor inscreve-se como sujeito orgânico para a desconstrução do racismo: instrumento de processos de exclusão do negro, enraizado e institucionalizado na sociedade, logo, também em esferas educacionais em diferentes dimensões. Diante desse problema, este projeto tem como finalidade promover um processo de descolonização intelectual dos professores, problematizando as noções que podem confundir seu pensamento acerca das culturas de matriz africana e questões que envolvem o negro do mundo. Para tanto, propomos instrumentalizá-los a desenvolverem práticas potencializadoras de mudanças de paradigmas, crenças e valores acerca do grupo étnico em questão em suas aulas de inglês. Desta forma, o ensino-aprendizagem de inglês pode trazer a oportunidade de apropriação da língua para produção de contra-discursos, que traduzam a voz das minorias e das culturas silenciadas, destoando, assim, das práticas homogeneizantes do ocidente e da modernidade, assim como, da reprodução de padrões hegemônicos de existência.

Realizador:
INSTITUTO DE LETRAS