Seminário "O espanhol no contexto da integração latino-americana: interculturalidade, diversidade linguística, política linguística e ensino"

Com a criação do Mercosul, em 1991, o ensino de espanhol ganhou um impulso forte no Brasil recebendo alguma legislação em 2005, com a lei 11.161. Durante esses mais de 20 anos, muito trabalho foi realizado no Brasil para um ensino de espanhol de qualidade. A revogação da lei 11.161 em 2016 (aliada à anterior crise econômica da Europa) faz com que o ensino de espanhol no Brasil comece a entrar em crise com políticas de retrocesso. Este seminário tem o objetivo de reunir professores e estudantes engajados com o ensino da língua, com a integração regional latino-americana, para refletir sobre prática docente, ensino de língua em perspectiva intercultural, a partir da diversidade linguística hispano-americana, e pensar políticas linguísticas e políticas de ensino para a sobrevivência e desenvolvimento do ensino de espanhol no Brasil na atualidade com vistas à efetiva integração regional.

Realizador:
INSTITUTO DE LETRAS