Berço do ensino da medicina no Brasil, em 1808. Esse prédio foi edificado pelo engenheiro Teodoro Sampaio, segundo projeto do arquiteto Victor Dubugras, em 1905, no local onde o antigo Colégio dos Jesuítas se tinha incendiado e que servira a mesma Faculdade de Medicina.
Nas décadas de 70 e 80, a edificação, semi-utilizada, encontrava-se parcialmente em ruínas; apenas a ala voltada para o Terreiro de Jesus e a da outra extremidade – onde funcionava o Instituto Nina Rodrigues – estavam em uso.
A obra de Dubugras, e, no caso, o projeto dessa Faculdade, insere-se no campo da arquitetura eclética, a qual não foi compreendida, ou mesmo foi desprezada pelos arquitetos da geração precedeu os iniciadores da renovação da arquitetura no Brasil e criadores aqui da política de preservação e bens culturais.
A fachada voltada para o Terreiro de Jesus manteve o entablamento primitivo que faz sequência com o que subdivide o corpo inferior da fachada da atual Catedral de Salvador. Essa mesma fachada conservou o ritmo e as dimensões das envasaduras primitivas do antigo Colégio dos Jesuítas, as quais acrescentaram apenas falsos frontões classicistas.
Nesse sentido, o próprio Dubugras diz: ‘Demos preferência às linhas conhecidas do clássico por serem aquelas a que mais habituado está o grande público e, para Ihe conservar o tom local, recorremos à cobertura de telhas comuns, curvas, levadas ao primeiro membro da cornija, isto é, fora do prumo dos muros exteriores, conforme muito racionalmente o fizeram os velhos construtores nacionais. Trata-se, por parte de Dubugras, da tentativa de organização de projeto de uma arquitetura contemporânea, inserida na imediação de bem de valor cultural do passado, tema da maior atualidade, assunto, até hoje, de pesquisas e discussões constantes.
A indicação ao tombamento ocorre por seu valor histórico, berço do ensino da medicina no Brasil, e por seu valor arquitetônico, no período da arquitetura eclética da primeira metade deste século, bem como seu valor dentro da obra do arquiteto Victor Dubugras, a despeito de encontrar-se a edificação integrada ao Centro Histórico de Salvador.
Fonte: IPHAN (http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/126)
Link das Fotos: http://www.fameb.ufba.br/memorial/exposicao-virtual
Faculdade de Medicina da Bahia
Praça Quinze de Novembro, s/n, Terreiro de Jesus, Centro Histórico - CEP: 40026-010 | Salvador
Área Total:
2.538,04 m2