Conhecendo os animais, montando esqueletos no município de Iraquara na região da Chapada Diamantina

A atividade a ser realizada de natureza didática e científica caracteriza-se como uma oficina de cunho prático e teórico, a ser ministrado como uma ferramenta de interação dialógica do meio acadêmico e de todo corpo social, interessado, que residam, no distrito de Iraporanga, no município de Iraquara, Bahia. A intervenção tem como intuito abranger alunos de escolas públicas da região e a comunidade quilombola, alinhando saberes tradicionais e experiências inovadoras. O público alvo será o distrito quilombola de Iraporanga, do município de Iraquara. A intervenção pretende alcançar todas as pessoas interessadas que constituem a comunidade em questão. O trabalho consiste na disseminação de princípios, conceitos, fundamentos e métodos envolvendo osteotécnicas, osteologia animal, abordagens técnicas sobre saúde pública e bem-estar animal, no qual serão ministrados seminários para que haja melhor compreensão e capacitação dos participantes acerca de todo conteúdo. Ao final da oficina, as peças de esqueleto idealizadas e já finalizadas serão doadas para a própria comunidade, onde encontrar-se-ão expostas no Casarão da Cultura, local de montagem das mesmas, servindo como galardão e incentivo para o estudo das ciências biológicas. Após a montagem do esqueleto, ocorrerão rodas de conversa sobre saúde pública e bem-estar animal. A saúde pública é um conceito que deve ser aplicado hoje como método para prevenção de zoonoses, prolongamento da vida e a promoção de saúde física e mental em conjunto com a organização social. Se tratando de Bem-Estar, nos referimos à qualidade de vida de um animal e se esse se encontra em condições ambientais, fisiológicas, sanitárias, comportamentais e psicológicas adequadas para viver. Concluindo, faremos diálogos interativos a fim de elucidar todas e quaisquer dúvidas a respeito da inclusão social no meio universitário, com enfoque especial na Universidade Federal da Bahia, e em como a população local pode fazer parte desse ambiente.

Coordenação:
Caio Biasi Mauro