A Filarmônica UFBA é fruto de um projeto de Doutorado iniciado no ano de 2007. Desde sua criação em 2009, a transmissão das práticas musicais e de aprendizagem das bandas vem se articulando dentro da Escola de Música. Sua atuação tem por objetivo apresentar as implicações pedagógicas e de performance desta arte musical. A confluência entre ensino, pesquisa e extensão dentro da Filarmônica UFBA se dá através de suas ações musicais, didáticas, acadêmicas e sociais; no sentido, principal, de valorizar e preservar esta tradição musical. Pode se definir a Filarmônica UFBA como um laboratório e a continuidade dos saberes que afirma ser, o mestre de banda, um educador musical. Em busca de desafios e propostas pedagógicas este núcleo de estudos teve origem no objeto de tese, na área de Educação Musical, sob orientação do Prof. Dr. Joel Barbosa (PPGMUS/UFBA). Portanto, a aplicabilidade da pesquisa e sua ação prosseguem neste repositório de vivências.
Esse Grupo Temporário da Escola de Música da UFBA objetiva valorizar esta tradição dentro da comunidade universitária e impactar as políticas públicas voltadas para ela, com atuações musicais, didáticas, acadêmicas e sociais:
1. Atividades musicais: ensaios, apresentações musicais públicas e divulgação pela internet;
2. Atividades didáticas: relatos de experiências dos mestres, palestras e práticas do ensino-aprendizagem relacionadas à filarmônica;
3. Atividades acadêmicas: Fórum, pesquisa, debates e mesas redondas;
4. Atividades sociais: participação em eventos na cidade.
Realiza ensaios semanais em que se trabalha o repertorio de filarmônica, principalmente de compositores baianos. Prevê atividades musicais e educacionais na cidade de Salvador, na UFBA e em diferentes cidades do Estado da Bahia.
Fonte: Prof. Celso José Benedito (Escola de Música)
Escola de Música da UFBA
Rua Basílio da Gama, S/N
Campus do Canela - Salvador, Bahia 40160-060
Apresentação da FILARMÔNICA UFBA no evento “UFBA na Praça”.
- Data: 30 de agosto de 2019 às 17h
- Local: Praça do Campo da Pólvoa, Salvador – BA.
- Regência: Rafael Garbuio