O Grupo de Percussão da UFBA é um Grupo Temporário da Escola de Música da UFBA. Surgiu na década de sessenta, nos festivais da Semana Santa que aconteciam todos os anos, formado por professores da Escola de Música que tocavam composições novas da época. O trabalho do grupo é voltado para experimentar composições e adaptações em instrumento como: Marimba, Vibrafone, Xilofone, Tímpanos, Caixa Clara, Bombo, Tom-Toms, Pratos, Triângulo entre outros. O Núcleo de Percussão é um setor da Escola de Música da UFBA que vem desenvolvendo um trabalho intenso no sentido de qualificar os percussionistas não só da EMUS, mas também de Salvador.
Escola de Música da UFBA
Rua Basílio da Gama, S/N
Campus Universitário do Canela - Salvador, Bahia 40160-060
Em 2019, contou com dois membros docentes e alunos do Núcleo de Percussão em atividade, a cada semestre.
O Grupo de Percussão da UFBA é coordenado pelo Prof. Jorge Sacramento.
- O GP-UFBA mantém atividades letivas, e participou intensamente em 2019 do Festival de Percussão Dois de Julho. http://www.agenda.ufba.br/?tribe_events=salvador-sedia-o-x-festival-de-percussao-2-de-julho
- É relevante no ano de 2019 a gravação do CD “Ouça Sfot Poc”, que envolveu docentes da EMUS como os compositores Alexandre Espinheira, Guilherme Bertissolo e Paulo Costa Lima e o maestro José Maurício Brandão.