CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E SOCIEDADE

Nomes dos Docentes:

Alex Pires Carneiro

Ementa:

Evolução biocultural do ser humano: técnicas e tecnologias como dimensões da humanidade. Dimensão econômica da sociedade. Metodologia, racionalidade e relativismo. Ciência, tecnologia e inovação como construção social. Panorama dos sistemas de Ciência e Tecnologia contemporâneos. A política científica e tecnólogica e o sistema nacional de CTI. Serviços tecnológicos. Cadeia de valor e arranjos produtivos locais. Sistemas de inovação: mundo, Brasil e estados. Relação Governo - Universidade - Setor Produtivo. Institutos de pesquisa. Parques tecnológicos. Incubadoras de empresas. Redes de PD. Agências públicas de fomento e financiamento. Capital de risco. Propriedade intelectual e licenciamento de tecnologia. Inovação nos diversos tipos de arranjos industriais: baseados em ciência, intensivos em escala, dominados por fornecedores, fornecedores especializados.