Apresentação de si de adolescentes obesas na plataforma digital instagram

O Instagram é atualmente considerado a maior plataforma digital com foco na imagem, sendo o Brasil o segundo país com maior número de usuários, dentre eles, adolescentes. Ao se ocupar deste espaço, os jovens utilizam convenções e normas sociais próprias, que se ajustam às particularidades técnicas da plataforma, e ao fazê-lo, realizam algum tipo de apresentação de si. Essa particular dinâmica interacional, analisada sob a luz da Teoria Dramatúrgica de Erving Goffman, não apenas fornece aos interagentes uma noção de como se espera ser tratado, como também direciona a forma pela qual se deve tratar os outros. A apresentação de si possui quatro consideráveis funções para as pessoas: influência interpessoal, realce da construção da identidade pessoal, manutenção da autoestima e promoção de emoções positivas. Compreendendo a adolescência como a fase marcada por mudanças físicas, psíquicas e sociais que costumam repercutir de forma significativa na vida dos indivíduos, acentua-se a construção da autoestima e da autoimagem corporal, que podem ser comprometidas por fatores como a obesidade. Definida como o acúmulo de tecido adiposo e tida como epidemia mundial, chega a atingir cerca de 23% dos adolescentes brasileiros, sendo a maioria constituída por jovens do sexo feminino. Presente no contexto digital, seja através de manifestações de preconceito e discriminação ou através de movimentos de empoderamento, ativismos e militâncias a favor do corpo gordo, a obesidade não é um fator impeditivo para que adolescentes com essa condição façam apresentações de si no Instagram. Constatou-se que a escolha das estratégias e do tipo de apresentação de si realizada estão mais fortemente condicionadas à influência das particularidades técnicas da plataforma, ao espaço ao qual determinada apresentação se destina, ao gerenciamento das audiências e ao posicionamento frente à condição física. Sendo assim, é realçada a necessidade do cuidado aos processos que integram o self destas jovens, para que possam construir suas apresentações de si de forma a manter suas interações sociais, tão importantes nessa fase, cada vez mais saudáveis.

Programa de Pós-Graduação:
Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI)
Nome do(a) Aluno(a):
Oliveira, Mariana Matos Nascimento