Esta tese apresenta discussões acerca de uma pesquisa cujo objetivo central se estende a um estudo da música de Candomblé numa perspectiva composicional, visando, principalmente, um entendimento das estratégias compositivas relacionadas com as expressões rítmicas associadas à função do atabaque Rum no quarteto instrumental em que se insere, devido a sua posição hierárquica. No sentido do reconhecimento da existência de alternativas múltiplas e igualmente valorosas às concepções científicas, tecnológicas e artísticas legitimadas pela Europa (SANTOS, 2009), e considerando o contexto particular do Candomblé — onde música se atrela indissociavelmente a um ecossistema sociocultural complexo que envolve religião, dança, culinária, funções hierárquicas de mulheres e homens, dentre outros aspectos (CARNEIRO, 2008) —, músicas ligadas a esta tradição foram transcritas e analisadas objetivando a observação de situações rítmicas que pudessem ser tomadas como catalisadores de procedimentos compositivos a serem explorados de modo dialógico com a música de concerto contemporânea. Neste percurso, após um investimento em discussões teóricas afeitas a uma interface, naturalmente demandada pelo problema de pesquisa, entre composição e etnomusicologia, uma pesquisa de campo realizada no contexto do Candomblé, e buscando um suporte em teorias do ritmo (COPPER e MEYER, 1960; BERRY, 1976; KRAMER, 1988; e HESTY, 1997) e na literatura sobre música de Candomblé e música africana (LÜHNING, 1990; KUBIK, 2010; BRANDA LACERDA, 2014; e AGAWU, 2013 e 2016), cinco processos rítmicos foram identificados, conceitualizados e exemplificados: 1) ressignificação rítmica; 2) dissociação rítmica, 3) sintonização rítmica; 4) suspensão rítmica; e 5) sublimação rítmica. Sem perder de vista as consequentes implicações artísticas de tal estudo, cinco obras foram compostas a partir da utilização e adaptação dos processos rítmicos mencionados, em suas dimensões temporais, texturais, gestuais e formais. Com isso, espera-se contribuir com a área da composição em sua dimensão objetiva de indissociabilidade entre teoria e prática, e com o campo da etnomusicologia, nos tópicos relacionadas à manifestação musical do Candomblé.