Esta dissertação tem como objetivo analisar os espaços casa e cidade na obra poética da escritora portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004). Considerando os acontecimentos históricos vivenciados em Portugal: Regime Salazarista (1926-1974), Revolução dos Cravos (1974) e o período posterior a Revolução (1975), é possível perceber que na poética de Sophia os espaços casa e cidade acompanham essas mudanças na medida em que traduzem os afetos agenciados pela autora e pela maioria dos portugueses que experienciaram os horrores de quase 50 anos de um regime ditatorial. Pretendemos, portanto, analisar a forma como esses espaços são presentificados em poema a partir de uma motivação afetiva. Esta análise foi realizada com o auxílio teórico-crítico dos estudos sobre os afetos, presença e atenção de: Baruch Spinoza (2009) em diálogo com outros estudiosos, entre eles, Gilles Deleuze (1992), Hans Ulrich Gumbrecht (2010), Gaston Bachelard (2000), Roberto Da Matta (1997) e Renato Cordeiro Gomes (1994).