A classificação racial como organizadora da modernidade: uma análise afrocentrada sobre a colonialidade do poder

Dissertação
Resumo: 
O propósito da presente dissertação é contribuir com os estudos das Relações Internacionais a partir de um loci enunciativo diverso ao locus anglo-saxônico tradicional, adentrando-se na investigação de exemplos de ações de resistência político-sociais à modernidade eurocêntrica, tendo por base as experiências das populações negras brasileiras. Nesse cenário, o quilombo enquanto resistência negro-africana aos ímpetos imperialistas portugueses, e de forma mais geral aos ímpetos imperialistas ocidentais, foi uma prática contra-hegemônica, e continua a ser. Neste estudo, o resgate histórico do processo colonizatório no Brasil e das partes constituintes da construção da “nação brasileira” foi feito a partir de ponto de vista teórico afrocêntrico brasileiro com nomes como Abdias do Nascimento (1978; 2002), Beatriz Nascimento (2014), Lélia Gonzalez (1988), Clóvis Moura (1988) e Kabengele Munanga (2001). A abordagem teórica tomada para análise do problema se insere na perspectiva do projeto decolonial, no qual “as fronteiras não são somente este espaço onde as diferenças são reinventadas, são também loci enunciativos de onde são formulados conhecimentos a partir das perspectivas, cosmovisões ou experiências dos sujeitos subalternos.” (BENARDINO-COSTA e GROSFOGUEL, 2016, p. 19). As escolhas teóricas delimitadas não se deram pela decisão arbitrária de seleção de autores e autoras unicamente pela identidade racial de cada um deles, mas pelo aparato que apresenta o subalterno compromissado com o conhecimento contra-hegemônico. De maneira mais específica, a escolha do objeto e do objetivo geral deste trabalho, os quais se centram na resistência político-social de herança negro-africana no Brasil, pretendeu incorporar a categoria da “Amefricanidade” de Lélia Gonzalez (1988), enfatizando que não são somente os valores eurocêntricos capazes de moldar as relações político sociais no mundo moderno. A partir disso, faz-se possível apontar parâmetros diversos e alternativos à modernidade.
Programa de Pós-Graduação: 
Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI)
Nome do(a) Aluno(a): 
Soto, Raianna Morais
Orientador(a) (es/as): 
Lage, Victor Coutinho