A constituição identitária de professores formadores de língua espanhola na modalidade de Educação a Distância em uma universidade pública baiana

Dissertação
As inovações tecnológicas na sociedade contemporânea têm impactado sobremaneira a vida das pessoas em todos os âmbitos sociais. Inevitavelmente, o contexto educacional tem sofrido de maneira direta as consequências dessa sociedade da informação e da comunicação exigindo novas práticas educacionais, sobretudo no contexto do ensino de línguas requerendo dos sujeitos envolvidos neste processo, novas formas de agir na sociedade. Outrossim, o cenário educacional exige uma reestruturação das modalidades de ensino e reflexão acerca dos perfis dos profissionais da educação que repercutirão na conceitualização da (s) identidade (s) dos professores e no desenvolvimento de modelos de ensino mais democráticos. Dessa forma, a presente dissertação tem como objetivo compreender a constituição identitária dos professores formadores de língua espanhola na modalidade de Educação a Distância e seus impactos para o processo de ensino e aprendizagem na modalidade investigada tendo em vista os Referenciais de Qualidade da educação superior na EaD; Projeto Político Pedagógico e as representações das coordenadoras e professores formadores que atuam no curso de Licenciatura em Letras, Língua Espanhola e suas Literaturas da UNEB. Esta investigação caracteriza-se no âmbito da Linguística Aplicada como uma pesquisa qualitativa interpretativista. Para tanto, recorreu-se a vários instrumentos e procedimentos metodológicos: análise documental, questionário, entrevista semiestruturada e elaboração de narrativas a fim de compreender a constituição identitária dos professores formadores sob esses diferentes prismas. Outrossim, procedeu-se a triangulação e discussão dos dados gerados a partir da reflexão acerca das dimensões de análise propostas para este estudo. Por fim, pretendeu-se, com a pesquisa, contribuir para uma melhor reflexão as potencialidades dos conceitos de identidade como condição relevante para o desenvolvimento de práticas críticas de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras no contexto da Educação a Distância.
Programa de Pós-Graduação:
Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC)
Nome do(a) Aluno(a):
Santos, Karoline da Conceição