Corpo em ruídos: O feminino em Woman at Point Zero

Dissertação

A presente dissertação expõe uma análise acerca da elaboração do corpo feminino na obra Woman at Point Zero, da escritora egípcia Nawal El Saadawi (2008). Com o objetivo de discutir as estratégias poéticas que constroem esta imagem, busco compreender como podem se constituir os diálogos capazes de indicar a supervivência feminina por meio de uma plasticidade artística, destacando sua marca de resistência, transgressão e ruptura. A fim de estruturar tal problematização, utilizo como método de pesquisa os ecos produzidos pela escritora no tocante às valorações e afetos do corpo, representado no livro, sobretudo, através da personagem Firdaus, cujo corpo é marcado pela circuncisão e pela violência concebidas pela patriarquia (esse projeto de poder que atua na sociedade como um sustentáculo do sistema neocolonial). No cerne das violações sofridas pela protorganista, a presente pesquisa trouxe para o âmago de suas análises, uma característica primordial aos estudos que acompanham as lutas feministas: o antagonismo à dor imposta ao seu corpo, que dimensiona Firdaus em um patamar reativo, sob a capa do renascimento diante do mundo androcêntrico. Dito isso, por entender o estudo do feminino como essencial para a compreensão da obra de Nawal El Sadaawi (2008) e devido à relevância que atribuo ao posicionamento do corpo enquanto substância poética e política, estruturo esse trabalho nos pressupostos da crítica feminista. Recorro a nomes como Angela Davis (2016, 2017), Djamila Ribeiro (2017), Sandra Gilbert e Susan Gubar (1979), dentre outras, e também aos demais pensadores dos afetos como Baruch Espinosa (2003, 2009) e Vladimir Safatle (2018).

Programa de Pós-Graduação:
Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT)
Nome do(a) Aluno(a):
Nery, Fernanda Barboza de Carvalho