Dança e reabilitação neurológica infantil: estudo de caso exploratório em uma proposta artístico-educativa

Dissertação
Resumo: 
A pesquisa trata de um estudo de caso exploratório, em uma abordagem com dança para crianças com paralisia cerebral, integrantes de um programa de reabilitação. Neste contexto, amplia-se a noção de arte exclusivamente terapêutica, trazendo a discussão para o entendimento de dança enquanto ação cognitiva do corpo. Para isso, são articulados os conceitos de embodiment (LAKOFF & JOHNSON, 1999), neuroplasticidade (LENT, 2001; KOLB & GIBB 2011, RAMACHANDRAN,2014; BERTHOZ, 2017), aprendizagem (MATURANA e VARELA, 1995), afetividade (DAMÁSIO, 2004; SILVA, 2015) e a cognição associada à Dança (KATZ, 2005; CALVO-MERINO 2004, 2006; WACHOWICZ, 2009; CROSS, 2012; HAGENDOORN, 2012). A pesquisa de campo envolve o trabalho com crianças com paralisia cerebral, realizado em uma instituição de reabilitação infantil. São discutidos os eixos de trabalho, as contribuições da intervenção para a autopercepção corporal destes pacientes e o entendimento da equipe sobre o assunto. Pretende-se, assim, contribuir para a disseminação do entendimento de Dança enquanto campo de conhecimento específico, em áreas diversas às das Artes, como a Saúde.
Programa de Pós-Graduação: 
Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
Nome do(a) Aluno(a): 
Azevedo, Maria Fernanda Silva
Orientador(a) (es/as): 
Wachowicz, Fátima