Discriminação no mercado de trabalho: uma análise gênero-racial para a Região Metropolitana de Salvador no período de 2002 a 2014

O presente trabalho tem como principal objetivo verificar a evolução dos diferenciais salariais entre os grupos étnicos e de gênero, bem como a interação entre ambos, além de analisar o comportamento do coeficiente de discriminação entre os grupos de interesse na Região Metropolitana de Salvador (RMS) considerando uma série de tempo. A nível de comparação utiliza-se o Brasil e mais quatro regiões metropolitanas. Também, foram utilizadas duas coortes de idade distintas para verificar o comportamento dos diferenciais salariais e dos coeficientes de discriminação entre as raças e os gêneros, respaldando-se nos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra dos Domicílios (PNAD/IBGE) para o período de 2002 até 2014. Para tal mensuração realizou-se, primeiramente, regressões lineares simples (MQO) e, em seguida, uma equação minceriana com correção de Heckman. Por último, procedeu-se à decomposição de Blinder-Oaxaca para captar os coeficientes de discriminação entre os grupos bem como a sua evolução ao longo da série. Dentre os principais resultados destaca-se o fato de a Região Metropolitana de Salvador apresentar os maiores diferenciais salariais entre os grupos raciais, apesar de a trajetória indicar queda do gap bem como do coeficiente de discriminação, especialmente entre as coortes mais jovens, comparada às demais regiões e Brasil. No que tange ao diferencial entre os gêneros a região supracitada não se distancia muito da média do País, mas apresenta uma tendência de elevação dessa variável e do coeficiente de discriminação estatístico. Ao interagir a cor ou raça e gênero é observado que há uma tendência de queda no gap, mas de elevação do coeficiente de discriminação estatística.
Programa de Pós-Graduação:
Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGECO)
Nome do(a) Aluno(a):
Silva, Kecia