Documentação digital do patrimônio artístico: caminhos entre o experimento científico e a experiência sensível

Dissertação
Resumo: 
sta pesquisa procura estabelecer metodologias técnicas conjugadas a experiências sensíveis para a documentação digital de esculturas pertencentes ao Patrimônio Artístico. O trabalho teve por princípio, tornar mais acessíveis técnicas e tecnologias de fotorrestituição por Dense Stereo Matching (DSM), a fim de torná-las suficientemente eficazes na geração de modelos geométricos de alta resolução e qualidade para as esculturas em terracota. Para alcançar este objetivo, foram estudados diversos aspectos relativos à documentação de esculturas por imagens, bem como o estudo da obra sob diversas vertentes pertencentes à disciplina da História e da Ciência da Arte. A partir deste embasamento teórico e técnico, foram realizados procedimentos experimentais com as ferramentas para DSM no intuito de se obter nuvens de pontos e produtos derivados, de alta qualidade, a partir de recursos técnicos mínimos. Foi possível constatar as potencialidades de estudos aprofundados a respeito da obra de arte quando combinados ao planejamento da aquisição de dados, permitindo a proposição de métodos de trabalho inter e transdisciplinares para a geração de produtos com alta complexidade formal e com diferentes níveis de detalhamento. Este trabalho pretende, sobretudo, desmistificar a geração de modelos geométricos como uma forma de representação distante da realidade museológica brasileira. Apesar de ainda serem necessários recursos técnicos e humanos com certo grau de especificidade técnica, é possível a adoção de metodologias e equipamentos de baixo custo. Tal especificidade pode promover de forma mais democrática o ingresso de modelos geométricos nos trabalhos de documentação, permitindo a promoção de diversos recursos interativos em conservação, restauro, educação e mediação do Patrimônio Artístico e Cultural.
Programa de Pós-Graduação: 
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU)
Nome do(a) Aluno(a): 
Victorio, Telma Cavalieri
Orientador(a) (es/as): 
Groetelaars, Natalie Johanna