Elogiemos os pescadores ilustres da praia de Piatã: estudo de antropologia visual sobre pesca artesanal, trabalho e autonomia na cidade

Tese

Duas dimensões se inter-relacionam nesta pesquisa, pescadores artesanais, trabalho e autonomia na cidade, criando uma oportunidade privilegiada para um estudo antropológico. A narrativa que apresenta os resultados deste estudo segue a trilha percorrida pela busca em compreender o que vem a ser um pescador na cidade, e mais especificamente o fenômeno da permanência de pescadores artesanais nas praias de uma grande metrópole; Salvador, a capital do Estado da Bahia. Por outro lado, trata-se de um estudo em que a importância das imagens se fez presente desde a sua concepção. A antropologia como uma investigação constante e disciplinada das condições e potenciais da vida humana, nos moldes da antropologia de Tim Ingold, é tomada como marco teórico. A pesquisa de campo se desenvolveu em duas etapas distintas. A primeira etapa, com intuito educativo e instrumental, aconteceu em vilas de pescadores e comunidades tradicionais no entorno da Baía de Todos os Santos. Na segunda etapa, quando aconteceu a observação participante de longa duração, escolheu-se a colônia de pesca da Praia de Piatã, localizada em Itapuã, bairro que no passado foi uma antiga vila de pescadores. Na colônia da praia de Piatã foi acompanhado o labor cotidiano dos pescadores artesanais, e realizado um registro documental das estratégias práticas e simbólicas dos pescadores desta singular colônia. O cotidiano da pesca artesanal urbana é apresentado através de uma narrativa fotográfica e textual, a partir do que foi vivenciado e das histórias de vida dos principais mestres pescadores de Piatã. Uma parte do que foi observado é apresentado exclusivamente com fotografias. Dentre os desdobramentos ocorridos durante a pesquisa destaca-se a experiência de construção de um barco artesanalmente. Ao final do trabalho de campo construiu-se uma breve meso-história da pesca artesanal em Salvador, para melhor contextualização do estudo empreendido.

Programa de Pós-Graduação:
Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA)
Nome do(a) Aluno(a):
Silva, Haroldo Abrantes da