Estudo sobre o projeto de extensão cultura e negritude: suas implicações no âmbito da cultura e da formação com ênfase nas religiões de matriz africana

O presente trabalho tem como escopo o estudo sobre o Projeto de Extensão Cultura e Negritude: suas implicações no âmbito da cultura e da formação com ênfase nas religiões de matriz africana. O projeto supracitado é de iniciativa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB, do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), situado em Santo Amaro (BA). O objetivo da pesquisa é compreender as práticas formativas descolonizadas, multiculturais e em dialogicidade com o território de inserção, além das suas contribuições para as políticas afirmativas no Recôncavo e as discussões da lei 11.645, de 10 de março de 2008, que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro- brasileira e Indígena”. A pesquisa é na área de educação superior, cuja linha de pesquisa é gestão, formação e universidade. A abordagem metodológica adotada foi a etnopesquisa crítica aplicada à educação que se baseia na multirreferencialidade, complexidade e subjetividade, trazendo à voz do sujeito implicado que não se separa do objeto estudado e dos participantes da pesquisa. Como dispositivos de pesquisa foram utilizados a revisão de literatura, a observação participante, as entrevistas abertas e as pesquisas documentais que trouxeram uma profusão rica de elementos formativos consubstanciados na multiculturalidade, diversidade, afirmação da identidade e da cultura afro-brasileira em conexão de saberes com a comunidade, reafirmando a necessidade de incitar e institucionalizar projetos de extensão atrelados à ecologia de saberes e às ações afirmativas como práticas de combate ao racismo e inclusão social.

Programa de Pós-Graduação:
Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade
Nome do(a) Aluno(a):
Lorena Penna Silva
Orientador(a) (es/as):
Cláudio Orlando Costa do Nascimento
Rita de Cássia Dias Pereira Alves (co-orientadora)