A filarmônica de cordas: proposta de um ensino coletivo de cordas para iniciantes, inspirada na prática das filarmônicas da Bahia

Tese
Resumo: 
Este trabalho, uma pesquisa qualitativa e um estudo de caso, trata da experimentação de uma proposta de iniciação coletiva em instrumentos de cordas friccionadas, inspirada no ensino das filarmônicas baianas (bandas de música) e seus mestres. O objetivo foi apurar quais resultados seriam obtidos com a formatação e aplicação de uma prática de iniciação coletiva de cordas que tivesse as filarmônicas baianas como inspiração para a sua estrutura e características principais. Essa pesquisa gerou uma proposta de ensino que neste trabalho é chamado de “filarmônica de cordas” e um perfil de professor chamado de “mestre de orquestra”. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica e entrevista com especialistas a fim de se definir quais elementos dos ensinos das filarmônicas eram comuns e preponderantes à maioria dessas formações, definindo-se assim as características de seu ensino. Em seguida, o autor, através da análise de tratados, livros, métodos, matérias didáticos, trabalhos acadêmicos e sua própria experiência como professor, definiu quais e como essas características pedagógicas das filarmônicas eram aplicáveis no universo do ensino das cordas. Depois, o ensino foi aplicado no contexto da Extensão da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, onde foram gerados dados através de gravações, formulários semiestruturados e anotações. Esses dados permitiram a melhor compreensão dos resultados obtidos a fim de se determinar a eficiência do ensino. Essa pesquisa gerou um trabalho de seis capítulos: revisão da literatura, fundamentação teórica, a proposta de ensino, metodologia, coleta e interpretação dos dados e perspectivas do ensino. Esses capítulos descrevem todo o processo da pesquisa, assim como seus resultados e seus possíveis desdobramentos. A pesquisa concluiu que o ensino proposto e experimentado, no contexto em que foi aplicado, apresentou resultados muito positivos tanto no campo técnico, como no musical e pedagógico. Tendo boa aprovação não só dos alunos, mas também dos professores convidados a avaliarem o ensino. Isso revelou a “filarmônica de cordas” como uma abordagem de ensino-aprendizagem de grande potencial e possibilidade de desdobramentos positivos no campo do ensino coletivo de cordas.
Programa de Pós-Graduação: 
Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
Nome do(a) Aluno(a): 
Smetak, Icaro
Orientador(a) (es/as): 
Brandão, José Maurício Valle