Interculturalidade em uma organização de origem em países distintos: uma história da Inaceres

Tese
Resumo: 

O objeto de estudo dessa tese é a interculturalidade em uma organização de origem em países distintos. A organização estudada é a Inaceres – Agrícola e Indústria de Processamento de Palmito, que se constituiu no Brasil a partir da parceria entre uma organização equatoriana e outra brasileira, e com a aquisição de outra organização brasileira. A questão central é quais os reflexos da interculturalidade na organização Inaceres? O objetivo geral é compreender como a interculturalidade se reflete na organização Inaceres; e os objetivos específicos são construir a história da Inaceres, e analisar a interculturalidade nessa história. Trata-se de uma abordagem histórica da interculturalidade em uma organização de origem em países distintos e que é caracterizada por experiências e símbolos compartilhados através da convivência e interação de diversas culturas. O conceito de cultura adotado é de sistema de símbolos e significados compartilhados em comportamentos e ações. O conceito de interculturalidade adotado é de interação e convivência marcada por experiências e símbolos compartilhados por membros envolvidos em uma realidade construída por seus comportamentos e ações. A abordagem histórica caracteriza-se por: ser interdisciplinar; ter como objeto a interculturalidade; utilizar e integrar diversas técnicas de pesquisa (análise documental, entrevista narrativa, história de vida, história oral); utilizar diversas fontes de pesquisa em um conceito amplo de documento histórico; e ser construída a partir de uma questão que é formulada no presente e respondida no passado. Privilegiam-se as narrativas ancoradas no mundo vivido por quinze sujeitos, sendo alguns exfuncionários e outros funcionários da Inaceres. O processo analítico e interpretativo desenvolve-se: primeiro, na apresentação dos sujeitos através dos breves relatos das histórias de vida de cada um deles; segundo, na construção de uma história da Inaceres; terceiro, na análise dos conteúdos das falas de todos os sujeitos, com a identificação dos temas recorrentes (culturas, convivência e interação, comunicação, aprendizagem, centralização e descentralização, e desafios culturais) e construção da narrativa dos reflexos da interculturalidade na organização Inaceres; e quarto, no diálogo teórico reflexivo que permite afirmar que as diferentes culturas resultaram em uma interculturalidade integrada em toda trajetória histórica da Inaceres.

Programa de Pós-Graduação: 
Programa de Pós-Graduação em Administração
Nome do(a) Aluno(a): 
Rísia Kaliane Santana Souza
Orientador(a) (es/as): 
Mônica de Aguiar Mac -Allister da Silva