Ladrilhos do corpo: metáforas de empoderamento nos processos de dança do grupo poder grisalho

A dissertação “Ladrilhos do corpo: metáforas de empoderamento nos processos de Dança do Grupo Poder Grisalho” (GPG) busca como objetivo geral identificar e refletir sobre o uso de metáforas nos processos artístico-educativos com as idosas que pertencem ao GPG, com a proposta de indicar possíveis ações de empoderamento, que contribuam com o processo de reconhecimento do envelhecer, em modo de maior aceitação e orgulho de si, reconhecimento do saber acumulado e do muito a aprender e a viver. Busca-se explanar, discutir e analisar, junto a arcabouços teóricos, ações de empoderamento de forma compartilhada com as idosas e suas experiências em sala de aula e com a compreensão da dança como ação cognitiva do corpo. Versa também acerca das possibilidades da expressão do corpo que envelhece, de suas configurações na dança, suas mudanças, transformações, vínculos e conquistas. A pesquisa de natureza qualitativa consiste em um estudo desenvolvido sob a forma de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011). Nas ações de ensino/aprendizagem, os procedimentos metodológicos se dão com práticas de grupo que incentivam o fazer em (com)partilhamento, com elaboração de produções em dança, por meio de noções de Cinesiologia, jogos de improvisação e jogos de linguagem verbal que utilizam metáforas de empoderamento. A expectativa era que esta pesquisa constituísse como procedimentos metodológicos por meio de ações pedagógicas que versem sobre a arte da dança no processo do envelhecer, possibilitado, emancipado e empoderado destas senhoras. Este estudo apresenta contribuição significativa com ações de ensino/aprendizagem na experiência artística para idosas. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com análise e reflexão dos dados que são parte dos resultados desta pesquisa. Os principais referenciais são Rengel (2007) com a proposição de procedimento metafórico do corpo como um processo cognitivo; Nunes (2014) que explicita as interações em grupo e a transformação pessoal e do coletivo e Rancière (2002) que propõe uma abordagem educacional para os processos dialógicos baseados na igualdade das inteligências e sua desierarquização. Foi possível, no tanger desta pesquisa, identificar, a partir da análise das entrevistas, questões e possibilidades de reflexão sobre aspectos referentes ao uso de metáforas de empoderamento e a emancipação do GPG, relacionados aos processos de dança como construção de um autorreconhecer do seu processo de envelhecimento. Coinfluências puderam ser identificadas em todas as dimensões na vida destas senhoras, bem como no sentimento de serem capazes de alcançar novos desafios para e que assim possam compartilhar as experiências e conhecimentos com elas mesmas e com outras senhoras fora do grupo. Sendo assim, este estudo aponta (i)limitações, poéticas de (re)existir e perspectivas enfrentadas por estas idosas indicando relevâncias sociais, acadêmicas, a fim de contribuir na continuidade de futuros aprofundamentos que abordem ações de arte e da dança desenvolvidas com grupo de idosas.
Programa de Pós-Graduação:
Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
Nome do(a) Aluno(a):
Costa, Emanuel Magalhães