Leitura do texto literário na sala de aula

Dissertação
Resumo: 
Este trabalho é um memorial de formação em que apresento a problemática existente, no meu local de atuação laborial, Colégio Estadual do Stiep Carlos Marighella, quanto a pouca prática da leitura do texto literário nas séries do Fundamental II. Trata-se de uma análise crítica e autorreflexiva sobre minha atuação profissional e formação acadêmica bem como uma tentativa de intervir numa lacuna que hoje persiste no ensino de literatura do Ensino Fundamental II do Colégio Estadual do Stiep Carlos Marighella. Busco retomar a defesa da prática da leitura literária em sala, numa proposta de leitura coletiva, participativa, reflexiva e crítica, feita através de oficinas semanais ao longo de um bimestre. O objetivo principal do projeto é trabalhar a literatura em sala de aula, a partir de uma proposta pensada e planejada para a efetiva leitura do texto literário. As oficinas são apresentadas e sua aplicação é analisada, levando-me a tecer algumas considerações finais sobre o trabalho de leitura literária em sala. Anexo ao trabalho, segue todo o material das oficinas.
Programa de Pós-Graduação: 
Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)
Nome do(a) Aluno(a): 
Rangel, Aline Cristina Matos
Orientador(a) (es/as): 
Muniz, Márcio Ricardo Coelho