Literatura em língua de sinais: a performance do escritor surdo Maurício Barreto

Dissertação
Resumo: 

Os surdos têm apresentado o seu lugar de fala através de suas estéticas em língua sinais. Essas estéticas se manifestam em performances corporais que exibem uma plasticidade na língua de sinais e, principalmente, se constituem como um ato de resistência dos surdos, os quais, com os seus corpos, demonstram traços culturais e identitários, bem como lutam contra todo tipo de opressão social. Podemos compreender as singularidades da cultura surda através das produções de Maurício Barreto. Dessa forma, o trabalho é desenhado a partir do seguinte questionamento: que sentidos produzem a expressão cultural e a performance em língua de sinais de Maurício Barreto? Essa pesquisa objetiva analisar literariamente as performances deste autor surdo que tem conquistado grande admiração entre surdos e ouvintes ao criar um espaço de identificação em suas produções em língua de sinais. Objetiva-se também identificar o movimento “indivíduo-coletivo” e vice-versa nas produções em língua de sinais e descrever as reverberações disso. A análise literária abriga os conceitos de desconstrução, corpo, performance, inespecífico e expansão literária na perspectiva da literatura em língua de sinais. O trabalho concentra a sua análise nas produções de Maurício Barreto ao apresentar duas performances – “Farol da barra em Libras” e “Números em Libras” – para perceber traços da cultura surda e identificar como a literatura em língua de sinais tem sido usada como ato político. A singularidade das produções em línguas de sinais nos permite identificar um discurso contemporâneo, que narra a forma como os surdos têm resistido, enquanto grupo linguisticamente menor, às barreiras cotidianamente a eles expostas. Além disso, as performances em língua de sinais descentralizam ideias fixas sobre o literário com um discurso que exibe subjetividades surdas, reconhecimento das línguas de sinais e compreensão do corpo enquanto suporte para práticas discursivas. As reflexões se dão em diálogo com as teorias de Marvin Carlson (2010) sobre performance; Florencia Garramuño (2014) acerca do inespecífico das artes; Christinne Greiner (2005) sobre o corpo enquanto suporte para novos discursos; Marta Morgado (2011) e Lodenir Karnopp (2010) sobre a literatura surda; Rachel Spence & Ronice Quadros (2006) que apresentam os discursos surdos nas poesias em língua de sinais. A pesquisa, de um modo geral, possibilitou a compreensão de que os surdos também mobilizam discursos por meio da arte.

Programa de Pós-Graduação: 
Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT)
Nome do(a) Aluno(a): 
Jesus, João Ricardo Bispo
Orientador(a) (es/as): 
Costa, Suzane Lima