As mídias sociais e a imagem de uma universidade federal: uma observação das fanpages da UFBA

As influências da figuração em canais de redes sociais à imagem institucional de uma instituição federal de ensino superior foram o objeto de análise desta pesquisa. As atividades realizadas nas páginas corporativas mais relevantes da rede social Facebook, que trazem no nome a sigla da Universidade Federal da Bahia – UFBA, foram estudadas adotando-se a metodologia de pesquisa dos métodos mistos (mixed methods) com combinação da Netnografia mais Análise de Redes Sociais online (ARS). A partir daí, realizou-se o monitoramento das fanpages mais relevantes da universidade, a fim de conhecer as métricas vigentes e compreender as motivações que orientam a produção de conteúdo para esses espaços. Os dados quantitativos obtidos pelo monitoramento revelaram padrões de publicação, de elaboração de conteúdo e rotinas produtivas para a atualização das fanpages. Também foram realizadas entrevistas com os respectivos gestores das áreas da comunicação organizacional a fim de conhecer os conceitos que norteiam as ações para o cuidado com a imagem da instituição. Por sua vez, as informações qualitativas permitiram conhecer as concepções que norteiam a produção dos conteúdos disponibilizados, além de salientar os conceitos estabelecidos pela comunicação organizacional para a universidade e aqueles que estão presentes nas atividades realizadas no ambiente das mídias sociais digitais. Ao final, o estudo identificou pontos de aproximação e distanciamento e sugeriu um instrumento para orientar a figuração nas redes com o objetivo de potencializar positivamente da imagem a Universidade.

Programa de Pós-Graduação:
Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
Nome do(a) Aluno(a):
Veloso, Josemara